Horário de verão: MEC dá orientação para feras do Enem

Governo federal decidiu manter o início do horário de verão para 4 de novembro, mesma data da primeira prova do Enem 2018

por Nathan Santos ter, 16/10/2018 - 09:41
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Mais de 5 milhões de pessoas se inscreveram para o Exame Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Uma notícia que muitos estudantes não esperavam. Após o Ministério da Educação (MEC) comemorar o adiamento do horário de verão, que na visão da pasta daria mais tranquilidade aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o presidente Michel Temer assinou um decreto que vetou o adiamento. Segundo informações da assessoria de imprensa da Presidência da República, o horário de verão começará no dia 4 de novembro, mesma data da primeira prova do Enem 2018.

O MEC havia solicitado o adiamento ao governo federal para que os estudantes não tivessem problemas com os horários, já que os seguintes Estados deverão adiantar os relógios em uma hora: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Em nota enviada ao LeiaJá nesta terça-feira (16), o MEC reconheceu a manutenção do início do horário de verão e pediu que os estudantes redobrem a atenção quanto aos horários. “O Ministério da Educação informa que os estudantes que realizarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 deverão redobrar a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido. Como em anos anteriores, o MEC reforçará a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília”, informou a pasta.

As provas do Enem serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro. Os portões dos locais de aplicação do Exame serão abertos ao meio dia e o fechamento correrá às 13h. Já o início das provas está previsto para 13h30. Todo o cronograma corresponde ao Horário de Brasília. Mais de 5 milhões de pessoas se inscreveram para o Exame.

No primeiro dia, os estudantes responderão questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Já no segundo e último dia do Enem, serão realizadas questões de Ciências da Natureza e matemática.

Alerta

Mesmo não adotando o horário de verão, os feras de Pernambuco precisam respeitar o horário de Brasília. Para os candidatos que farão a prova no Estado, os portões abrem às 11h e fecham ao meio dia, enquanto que o início do Exame será 12h30.

COMENTÁRIOS dos leitores