Confira as apostas dos feras para a redação do Enem 2018

Primeiro dia de Enem, neste domingo (4), terá provas de redação, linguagens e ciências humanas

por Nathália Guimarães dom, 04/11/2018 - 09:46
Nathan Santos/LeiaJáImagens Andrew Wallyson da Silva e Camila Eduarda Oliveira apostam em temas relacionados à tecnologia Nathan Santos/LeiaJáImagens

Neste domingo (4), primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, muitos dos 5,5 milhões de candidatos que vão responder as questões a partir das 13h30 (horário de Brasília) têm uma dúvida em comum - qual é o tema da redação este ano? Alguns dos feras que já estão na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), um dos princiapis locais de aplicação de provas do Recife, apostam em temas sociais.

O estudante Ronald Nascimento, de 20 anos, vai prestar o Enem pela primeira vez. Ele decidiu sair cedo de casa, em Olinda, para garantir que não chegaria atrasado. "Acho que a prova vem com muita pegadinha. A dica é prestar atenção no que lê e ficar concentrado, não dando tanto valor ao tempo. Acho que na redação pode cair algo relacionado a política ou sobre imigração", disse o candidato ao curso de engenharia da computação.

O fera Heitor Felipe Colhado, de 18 anos, também aposta que este ano a redação vai propor um tema social. "Acho que a redação vai ser a parte mais difícil. Ela é o bicho de sete cabeças de todo ano, mas é preciso prestar atenção do tema e não escrever menos de sete linhas para não zerar a prova. Acho que esse ano o tema será relacionado aos problemas da imigração, algo relacionado aos refugiados", comentou o jovem.

A relação do homem com a tecnologia foi a aposta da candidata ao curso de publicidade, de 18 anos. "Estou confiante. Eu não me matei de estudar, mas já estou me preparando há três anos. Aí estou mais tranquila este ano. Acho que essa prova será mais de interpretação. Acho que o tema da redação será algo relacionado a tecnologia", disse.

O jovem Andrew Wallyson da Silva, 17 anos, corrobora a aposta da colega para a redação. "To confiante porque andei estudando bastante esse ano e também fiz um cursinho preparatório. Acredito que na redação deve cair algo sobre tecnologia também. Ultimamente o mundo está avançando na tecnologia e creio que o Enem vai abordar isso", pontuou.

A redação é uma das provas com maior peso no Enem, equivalente a 20% da nota adquirida pelo alunos. Em 2018, os professores consultados pelo LeiaJá deram palpites sobre possíveis temáticas. Boa parte dos assuntos apontados girava na esfera da sexualidade, saúde ou tecnologia. Alguns docentes também apontavam temas mais específicos, como a questão indígena no Brasil ou abuso sexual na infância.

Com informações de Nathan Santos

LeiaJá também

--> Para evitar atraso, aluna chega 5h antes do início do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores