SIONU 2018 discute o drama dos refugiados no mundo

Trabalhos apresentados por alunos dos cursos de Relações Internacionais da UNAMA - Universidade da Amazônia tiveram como foco os direitos humanos

qua, 21/11/2018 - 18:03

Professores e a coordenação do curso de Relações Internacionais da UNAMA - Universidade da Amazônia realizaram, no campus BR, em Ananindeua, o Simpósio sobre os Direitos Humanos. O evento faz parte do SIONU 2018, Simulação da Organização das Nações Unidas, e teve como tema “O drama dos refugiados no mundo”. Alunos de vários cursos apresentaram trabalhos e expressaram a importância de falar sobre a questão nos dias de hoje.

No simpósio foram discutidas diversas temáticas com foco na importância dos direitos humanos, como o combate ao turismo sexual brasileiro, a segurança alimentar na América Latina e Caribe e a educação como um direito, entre outros. Para Anna Victhoria Oliveira, aluna do 4° semestre do curso de Relações Internacionais, é muito importante entender essa temática nos dias de hoje. “Ela abrange o cenário político e econômico. É essencial que possamos ver todas as vertentes e dinâmicas, conseguir entender como que os direitos humanos podem ser efetivados”, disse Anna Victhoria.

O professor e coordenador do curso de Relações Internacionais, William Monteiro Rocha, contou como o simpósio pode melhorar a vida em sociedade dos alunos. “Um dos motivos de nós estarmos aqui é a forma de incentivá-los a ter uma visão mais crítica. Vamos discutir gênero, direitos humanos, meio ambiente, tráfico de mulheres, para nós termos uma reflexão e uma postura mais crítica quanto à sociedade”, relatou o professor.

O simpósio abriu um evento maior, a simulação da ONU, que ocorreu nos dias seguintes, também na UNAMA Ananindeua. Os alunos foram divididos por países e representaram seus interesses em um debate.

Por Lucas Neves.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores