OAB: veja dicas sobre preparação a uma semana da 2ª fase

Parte decisiva de prova que forma advogados será realizada no próximo domingo (20)

por Marcele Lima dom, 13/01/2019 - 09:30
Pixabay / Creative Commons Segunda fase será realizada no domingo (20) Pixabay / Creative Commons

 

 O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é um dos maiores desafios dos bacharéis em direito que desejam advogar. Ele ocorre três vezes por ano e é dividido em duas etapas. No próximo domingo (20), será realizada a segunda fase da 27º edição, que teve início no dia 18 de novembro de 2018. A prova é unificada e está prevista para começar às 13h, horário de Brasília.

A uma semana desta etapa decisiva, muitos candidatos devem estar com os nervos à flor da pele. Quem se preparou precisa aproveitar os dias que restam para procurar relaxar e chegar sabendo o que vai encontrar em relação aos conteúdos cobrados e à estrutura da prova. Não é o momento de tentar aprender assuntos novos, é hora de focar no tema escolhido e treinar as peças.

Este foi o caminho percorrido pela bacharel Eva Carolina Albuquerque, que buscou controlar a ansiedade e focou em responder questões de provas anteriores. “Uma semana antes não é suficiente para buscar mais conhecimento, só deixa a pessoa nervosa. É necessário treinamento em relação à aplicação da prova, como as matérias serão cobradas e o tempo que a pessoa leva para responder”, aconselha a jovem que foi aprovada na OAB de 2018, na primeira vez que se submeteu ao Exame.

Saber controlar o tempo é primordial para conseguir a aprovação. Os candidatos têm 5h para responder a 4 questões discursivas, nas quais os estudantes e bacharéis vão precisar solucionar questões de uma área do direito, escolhida por eles mesmos no momento da inscrição. O ideal é ir do problema mais simples para o mais complicado, visando uma otimização do tempo e nunca esquecendo de citar os artigos utilizados. Isto pode ser fundamental para o êxito final.

A outra parte é composta pela peça processual. Ela corresponde a mais da metade da nota da prova e requer cuidado e atenção. Saber identificar palavras chaves dentro do enunciado ajuda a saber o que o está sendo pedido. Para o professor de direito público e ética, Bruno Vasconcelos, uma boa estratégia é utilizar o rascunho para montar uma estrutura de texto. “Não precisa escrever a peça por completo para não perder tempo. Apenas montar o esqueleto para quando for escrever na questão tenha um norte para como vai agir e separar as informações”, explica o docente. 

Na 2ª fase do exame da OAB é permitido que os estudantes e bacharéis de direito façam consultas, podendo levar códigos e artigos ou até mesmo o Vade Mecum, desde que não tenham comentários e anotações, nem roteiros. Saber utilizar o material para dar embasamento e fundamentação é importante. “Na peça é bom colocar o máximo de informações possíveis, até aquelas que para parecem ser irrelevantes, pois tratando-se de peça processual, melhor pecar pelo excesso”, aconselha Bruno Vasconcelos.

A prova da OAB não pode virar motivo de tensão, estresse ou ansiedade, afinal, isso pode acarretar doenças psicológicas aos candidatos. A dica da Bacharel Eva Carolina é entregar-se ao momento, buscando equilíbrio emocional. “Eu fui fazer a prova tranquila, porque fiz tudo que pude e sabia da minha capacidade, porém eu sabia que havia também a possibilidade de não passar. Não me desesperei, preferi confiar na minha capacidade de passar nessa ou em outras provas, que ocorrem três vezes no ano. Foi o que eu pensava para tentar ficar mais segura. Teria várias outras oportunidades de refazer ao longo do ano”, conclui a bacharel.

Todos os aprovados na primeira fase do 27º Exame da Ordem farão prova no próximo domingo (20). Também participam aqueles candidatos que se inscreveram para repescagem, depois de reprovação na segunda fase do teste anterior. Vale lembrar que a repescagem só pode ser feita uma vez, caso não consiga passar novamente, o candidato precisa se submeter a todo processo do início. No dia 29 de janeiro está prevista a divulgação do edital para 28º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores