Mais de 600 vagas de intercâmbio nos EUA, Canadá e Irlanda

Programas de qualificação já estão com inscrições abertas

por Nathan Santos qui, 21/02/2019 - 19:03
Pixabay Viagens terão os custos pagos pelos programas Pixabay

Um total de 618 oportunidades. Esse é o quantitativo de vagas direcionadas a intercâmbios para profissionais da educação básica de escolas públicas brasileiras. Estados Unidos, Canadá e Irlanda são os destinos das viagens, conforme detalhou a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nessa terça-feira (20).

Professores, coordenadores e supervisores pedagógicos podem ser beneficiados com os programas. “As inscrições, gratuitas, são feitas online com preenchimento de formulário e envio de documentos pela internet. Além da passagem área, os participantes terão direito, a uma ajuda de custo, seguro de saúde e alojamento”, informou a Capes.

Para os Estados Unidos, estão previstas 486 vagas exclusivas para professores de inglês. Será realizado um curso de seis semanas em universidades americanas com foco no melhoramento do idioma. “Podem participar docentes da rede publicas estadual, municipal e distrital, em efetivo exercício da profissão. As inscrições vão até 17 de março”, detalhou a Coordenação, destacando que o intercâmbio ocorre no âmbito da Comissão Fulbright.

Outras 102 vagas são direcionadas a professores de todas as áreas. “Dividido em duas partes – a primeira em um curso básico de inglês e a outra em um curso de formação, voltado para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno. O curso terá duração de oito semanas e as inscrições podem ser feitas até 26 de março”, consta no site oficial da Capes.

Trinta oportunidades estão previstas para a Irlanda, exclusivas para coordenadores e supervisores pedagógicos. Os interessados podem se inscrever até 26 de março para cursos de inglês, liderança e gestão pedagógica. No total, a duração será de 12 meses.

Confira, a seguir, os critérios seletivos para cada país e os canais de inscrição:

Canadá

Estados Unidos

Irlanda 

COMENTÁRIOS dos leitores