Corte em universidades afeta ensino básico, diz secretário

Frederico Costa Amâncio lembrou que boa parte dos professores do ensino básico vem de universidades públicas

por Lorena Barros qua, 08/05/2019 - 12:10
Foto: Secretaria de Educação de Pernambuco / Divulgação Secretário participou de reunião com reitores nesta quarta Foto: Secretaria de Educação de Pernambuco / Divulgação

Após participar de reunião com reitores de universidades federais de Pernambuco, o secretário de Educação do Estado, Frederico da Costa Amancio, afirmou que a educação básica sentirá indiretamente o contingenciamento do Governo Federal às universidades públicas brasileiras.

“Boa parte dos nossos professores são formados nas universidades federais. Nós temos programas como o PIBID, programa de iniciação para professores que trabalham em algumas das nossas escolas. Direta e indiretamente a educação acaba sendo afetada”, afirma o representante da pasta.

Amâncio salientou, ainda, que o corte de recursos é apenas uma das preocupações da secretaria. Para ele, a falta de prioridade na melhoria da educação cria um cenário de preocupação. “Estamos muito apreensivos em não ver um planejamento em relação a programas para ampliar e melhorar a educação do Estado. Esse é um momento para criar uma linha de frente de fortalecimento na defesa da educação do país”, lembra. A reunião entre os representantes da UFPE, UFRPE, Unicap, Univasf e UPE foi fechada ao público e os respectivos reitores devem conversar com a imprensa ainda nesta quarta.

*Com informações da repórter Francine Nascimento

COMENTÁRIOS dos leitores