Bolsonaro nomeia menos votado para reitor da UFC

Decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta segunda-feira (19). Cândido Albuquerque deve tomar posse ainda essa semana em Brasília.

por Francine Nascimento ter, 20/08/2019 - 11:28
Viktor Braga/UFC Professor atua no corpo docente da UFC desde 1991 Viktor Braga/UFC

O Presidente Jair Bolsonaro nomeou o novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), nesta segunda-feira (19), por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU). José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque é professor da instituição e foi o nome menos votado pela comunidade acadêmica para ocupar o cargo.

O nome de Cândido Albuquerque estava na lista tríplice enviada pela universidade em maio deste ano. Na votação, o nome mais votado foi o então vice-reitor, Custódio Luís Silva de Almeira, com 7.772 votos. Cândido Albuquerque obteve 610 votos.

O presidente pode, por lei, determinar qualquer nome das três sugestões, sem necessariamente apresentar justificativa. A decisão, contudo, vai de encontro a uma tradição de nomear o mais votado da lista tríplice desde os governos Lula.

Sucessor do Professor Henry de Holanda Campos, que esteve no posto desde 2015, O novo reitor deve tomar posse em Brasília ainda esta semana.

Cândido Albuquerque faz parte do corpo docente da Universidade Federal do Ceará desde 1991, onde se formou no curso de Direito. O professor deu aulas de direito penal na graduação e nas pós-graduação durante anos. Posteriormente, se tornou diretor da faculdade de direito da UFC e também foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, entre os anos de 1995 e 1997.

 

COMENTÁRIOS dos leitores