UNG reúne estudantes do ensino médio na Mostra Campus

Na 4ª edição do evento, alunos da rede pública e particular têm vivências em diversas áreas profissionais

por Daiane Crema qui, 24/10/2019 - 11:35
Bruno Faria / LeiaJá Alunos do ensino médio visitam a sala dos cursos de Comunicação Social da UNG Bruno Faria / LeiaJá

Até às 22h desta quinta-feira (24), a Universidade Guarulhos realiza a 4ª edição da Mostra Campus, evento voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Guarulhos e região.

Este ano, o público é levado a uma situação fictícia: um casal, que está passeando com seu animal de estimação em Foz do Iguaçu (PR), é atropelado quando o cachorro avista uma cobra peçonhenta e corre para a rodovia. O homem e o cachorro sofrem ferimentos e a mulher morre. A partir desta encenação, os visitantes são convidados a explorar os desdobramentos do caso nas salas que representam os curso da UNG.

Assim, na sala do curso de Direito, os estudantes assistem ao julgamento fictício de um homem. Trata-se do condutor do veículo, que fugiu sem prestar socorro, e que será julgado pelos crimes de homicídio doloso, lesão corporal e omissão de socorro.

Para a estudante Beatriz Ribeiro Piedade, 17 anos, da Escola Estadual Padre Valentino González Alonso, a mostra ajudou a confirmar a sua escolha pela Psicologia. "Achei o curso incrível. Fiquei mais animada para fazer a faculdade e com vontade de vir assistir uma aula experimental", conta.

A estudante já está se preparando para o vestibular, estudando em casa com o apoio da mãe para ingressar na faculdade. "No começo, minha mãe queria que eu fizesse Enfermagem, pois ela é formada na área. Mas depois que ela conheceu melhor o curso por uma amiga que faz Psicologia, hoje ela apoia bastante a minha escolha", diz.

Acompanhantes dos alunos, os professores acreditam na importância dessa aproximação entre escola e universidade. Para a professora Marilene Assunção Guerra, da Escola Estadual Padre Valentino González Alonso, a visita ao campus desperta um maior interesse nos jovens em cursar uma faculdade ou algum curso técnico. "Por mais que façamos projetos nas escolas para despertar mais o conhecimento dos alunos, ainda não é o suficiente. Conhecer cursos que às vezes eles nem sabiam que existiam é muito bom", afirma.

Na visão da diretora adjunta dos cursos de Ciências Humanas e Sociais da UNG, Miriam Bevilacqua, essa é uma experiência que beneficia os jovens, a escola e a universidade, além daqueles que estão deixando o ensino médio e que passam pelo momento de escolher uma profissão. "Quando eles conhecem mais sobre as profissões é mais fácil escolher o curso e, com isso, temos menos evasão na faculdade e menos alunos que perdem um ou dois anos fazendo algo que, lá na frente, ele descobre que não gosta realmente", explica.

COMENTÁRIOS dos leitores