UFPE vai manter comissão de cotas raciais no Sisu 2020

Neste ano, candidatos reprovados protestaram contra a avaliação. Comissão foi alvo de polêmicas

por Nathan Santos ter, 03/12/2019 - 19:15
Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Alunos reprovados pela comissão de cotas em 2019 fizeram protestos Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) manterá a Comissão de Heteroidentificação para a edição 2020 do Sistema Seriado de Avaliação (Sisu). O objetivo do procedimento é avaliar para reprovar ou validar autodeclarações prestadas por candidatos inscritos no sistema de cotas para pretos e pardos.

Neste ano, o procedimento foi alvo de polêmicas. Candidatos, inicialmente reprovados, protestaram contra a UFPE. A instituição de ensino, por sua vez, acabou realizando novas avaliações.

Segundo a Universidade, nesta quarta-feira (4) iniciam as inscrições para a seleção destinada à participação voluntária na Comissão de Heteroidentificação. “Para participar da comissão, a pessoa deve ser membro da comunidade universitária da UFPE - servidores (docentes e técnicos) em atividade ou aposentados, bem como estudantes regularmente matriculados, maiores de 18 anos -, além de ter experiência comprovada na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo, mediante participação em grupos de pesquisa, movimento sociais negros, coletivos ou outras instâncias congêneres dedicados às relações étnico-raciais; ou em seminário, oficina ou curso sobre a temática étnico-racial. Também podem se candidatar pessoas vinculadas a grupos de pesquisa, movimentos sociais negros, coletivos ou outras instâncias congêneres dedicadas às relações étnico-raciais”, informou a UFPE.

Ainda é exigido que os integrantes da Comissão tenham disponibilidade para participar de uma oficina de formação, prevista para o período que vai do dia 17 a 19 deste mês. A data de atuação do grupo avaliador, porém, ainda não foi divulgada, ficando a critério da UFPE conforme suas necessidades institucionais.

As inscrições para os interessados em integrar a Comissão serão realizadas até o dia 9 deste mês pela internet. “Esclarecimentos adicionais, como documentação necessária à inscrição, critérios para análise e julgamento das inscrições, entre outros, devem ser dirimidas no edital ou poderão ser demandados pelo e-mail heteroidentificacao.ufpe@gmail.com”, orientou a instituição de ensino. Para mais detalhes, acesse também o edital do processo seletivo.

LeiaJá também

--> MEC divulga datas de inscrições do Sisu 2020

COMENTÁRIOS dos leitores