Os feras que já começaram a estudar para o Enem 2020

Diante da concorrência do Exame, há quem aposte cedo em uma boa preparação

por Lara Tôrres dom, 22/12/2019 - 15:36
Júlio Gomes/LeiaJáImagens . Júlio Gomes/LeiaJáImagens

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram realizadas nas primeiras semanas de novembro e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última quarta-feira (18), a data em que as notas dos participantes serão disponibilizadas para consulta. Com a aproximação das festividades de Natal e Ano Novo, muitos estudantes já começam a pensar em 2020 e se dividir entre tirar algum tempo para férias e continuar os estudos.

Andréa Tabatchnick, de 21 anos, que deseja cursar medicina, já fez a prova do Enem seis vezes (duas por experiência) e conta que no início de sua trajetória definia um período de férias, mas decidiu mudar de estratégia. “Com a maturidade eu comecei a estudar logo após o resultado do Enem, já fui ao cursinho ver meus professores para saber os pontos em que eu preciso melhorar para o próximo ano, caso eu não passe”, disse ela. A estudante também explicou que, apesar de iniciar os estudos cedo, a princípio a carga de preparação é bem mais leve. 

--> Veja como criar um cronograma de estudos para o Enem

Já Maria Clara, de 18 anos, acabou de terminar o ensino médio e fez seu primeiro Enem ainda se decidindo entre os cursos de letras e direito. A jovem, que também fez cursinho preparatório, teve provas na escola logo após o Enem e decidiu tirar um pouco de tempo para si mesma em seguida, mas já retomou os estudos de modo mais leve. “É importante dar uma pausa para organizar mais as ideias porque parece que antes do Enem a gente sai um pouco de si, fica sensível por qualquer coisa. Eu pretendo voltar [a estudar] de forma mais intensa em fevereiro”, disse Maria Clara. 

Com a palavra, os professores

Para o professor de redação e Linguagens Isaac Melo, “o aluno deve começar a estudar para o Enem a partir do Enem, pois a aprovação é incerta”. Na visão dele, estudantes que ainda estão na escola devem fazer as provas do Exame por experiência desde o primeiro ano do ensino médio. Ainda de acordo com o professor, o aluno que já está tentando entrar na universidade deve começar a se preparar sempre no ano anterior. O objetivo, segundo ele, é avaliar as áreas com mais erros e acertos para planejar melhor os estudos durante o ano de preparação.  

“O Enem quer que você tenha um mínimo de conhecimento em todas as áreas, mas aí você tem um déficit maior em alguma e sabe disso quando faz a prova. Já a partir dali você começa a estudar. Se passar, bem, estudar nunca é demais. Se não passar, você já está encaminhado e com metade do atraso sanado”, disse o professor. 

Josicleide Guilhermino, também da área de redação e Linguagens, explica que o momento de iniciar os estudos para o próximo Enem depende de como foi o ano do estudante. “Para aquele aluno que fez o Enem este ano de forma consciente, o ideal é que aguarde o resultado e depois tome as próximas decisões caso não seja satisfatório. Agora aquele aluno que fez por experiência ou não teve uma dedicação adequada, quanto mais cedo melhor”, explicou a professora. 

A professora Josicleide também orienta os estudantes que não alcançaram resultados satisfatórios a dedicarem algum tempo para lidar com a situação. “Quando o resultado não é satisfatório, isso gera naturalmente frustração, que é do ser humano. Para esse aluno, eu recomendo um momento de uma semana para poder se reequilibrar, vivenciar esse frustração e recomeçar esse processo de estudos que ele já tinha desde o ano anterior”, disse ela. 

LeiaJá também

--> Como se inscrever no Enem foi termo mais buscado no Google

--> Estudos: falta de concentração não pode melar seus sonhos

--> Vai Cair no Enem realiza confraternização para docentes

--> Inep anula questão da prova do Enem PPL

COMENTÁRIOS dos leitores