Notas das redações não foram afetadas por erro no Enem

Segundo o ministério, o sistema de pontuação dos textos é diferente do que dá as notas das provas

por Lara Tôrres ter, 21/01/2020 - 17:32
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) declarou, na tarde desta terça-feira (21), que as notas das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não foram afetadas pela inconsistência que atingiram as notas de cerca de seis mil participantes do Enem 2019. De acordo com informações divulgadas no site do MEC, o sistema de pontuação das provas objetivas e dos textos redigidos pelos participantes é distinto. 

“Todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação. Cada um desconhece a nota atribuída pelo outro. Se a discrepância das notas for superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro professor fará a correção. A nota final é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam. Se a inconsistência persistir após a análise do terceiro professor, a redação é corrigida por uma banca de professores especializados. Eles têm poder decisório para definir a nota final” afirmou trecho de nota oficial divulgada pelo ministério. 

Já as notas das provas objetivas são atribuídas através do sistema da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que busca reduzir a pontuação de questões que têm a probabilidade de terem sido “chutadas”. As inconsistências nas notas, segundo o MEC, foram causadas por um erro na transmissão de informações da gráfica contratada pelo ministério em 2019. 

LeiaJá também

--> Apesar de ajuste, estudantes ainda apontam erro no Enem

--> Inep diz que erro na nota do Enem "não foi significativo"

--> Enem Digital deve acabar com os erros, garante Inep

--> Alunos relatam erros na correção do ENEM

COMENTÁRIOS dos leitores