Atos virtuais marcam o Dia Nacional Pelo Adiamento do Enem

Com a hashtag ‘Adia Enem’, entidades estudantis e candidatos apelam ao MEC pelo adiamento da prova

por Maya Santos sex, 15/05/2020 - 12:10
LeiaJáImagens Estudantes protestam na internet pelo adiamento do Enem LeiaJáImagens

Nesta sexta-feira (15), nas redes sociais, entidades estudantis e participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) protestam contra a manutenção da data e exigem adiamento da prova, em razão da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do coronavírus. Os protestos iniciaram na tarde dessa quinta-feira (14) e se estendeu esta manhã.

Convocados por representações de entidades estudantis, como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), os protestos do “Dia Nacional Pelo Adiamento do Enem”, por meio da hashtag ‘Adia Enem’, contabiliza mais de 12 mil publicações no Instagram, e mais de 25 mil menções no Twitter. Nas postagens, estudantes e pessoas públicas exigem que as provas do Enem 2020 sejam adiadas, em razão da suspensão de aulas.

Entre os comentários, na última postagem do feita no Instagram do Ministério da Educação (MEC), sobre dados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estudantes criticam a postura da instituição. “Poxa, que bom que vocês postaram isso! Agora adiem o Enem, eu hein... vocês querem manter um prova em plena pandemia. Que falta de senso”, enfatiza um internauta.

Mesmo com o apelo que ganha força pelas redes sociais, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) não se pronunciaram, até o momento, sobre os protestos virtuais. Até então, as provas do Enem serão aplicadas nos dia 1º e 8 de novembro, na forma impressa, e a versão digital ocorrerá dias 22 e 29 do mesmo mês.

Os atos virtuais terão novas ações ao longo do dia em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram, além de transmissões e ondas de ‘tuitaços’. Confira a programação:

14h30 – Live Tsunami da Educação Virtual nas redes da entidade

16h – Live Debate

18h – Tuitaço #AdiaEnem (Com fotos, cartazes e ilustrações com a tag #AdiaEnem

COMENTÁRIOS dos leitores