Cinco informações no currículo que encantam recrutadores

Especialistas em Recursos Humanos revelam dicas preciosas para quem busca emprego

por Ruan Reis qui, 08/10/2020 - 16:02
Freepik . Freepik

Entre os milhares de currículos que passam pelas mãos dos recrutadores, principalmente neste período de reabertura do comércio, se destacam os profissionais que sabem utilizar as informações para encantá-los e sair na frente na corrida para conquistar uma vaga de emprego. A dica de ouro é saber pontuar as informações no documento de forma clara e objetiva, como explica Edja Vasconcelos, psicóloga e gerente de Recursos Humanos (RH) da empresa GRI Brasil.

“Quando um currículo é rico em detalhes e sem perder a objetividade, ele se torna atrativo e rapidamente é triado para a convocação. Currículo com endereço, formação, cursos complementares, experiência/atividades, são perfeitos para o processo de seleção”, esclarece.

A especialista ainda aconselha os profissionais a serem objetivos e, principalmente, transparentes na hora de preparar seus currículos. “Se não tem experiência profissional para relatar e tem vivências sem registro em carteira de trabalho, é importante expor como experiências autônomas”, diz.

Em entrevista ao LeiaJá, o psicólogo organizacional e headhunter, Clayson Monteiro, listou cinco informações essenciais que devem constar no currículo para encantar logo de cara os selecionadores e fazê-los conhecer um pouco mais sobre o perfil do candidato; confira:

1 - Experiência profissional

“O seu quadro de experiência profissional é um elemento fundamental e que chama muito atenção dos selecionadores e das empresas que buscam profissionais que tenham qualificação”.

2 - Qualificação profissional

“Tenha qualificação profissional para sempre estar na frente, se desenvolvendo, fazendo cursos, aperfeiçoamentos, participando de treinamentos, workshops, lives. Isso significa que o profissional é versátil, e essa versatilidade chama muito atenção”.

3 - Flexibilidade profissional

“Um profissional multitarefas e flexível que possa viajar, que possa trabalhar em outras regiões da empresa e que tenha a capacidade de interagir em outras áreas, principalmente de forma remota”.

4 - Capacidade de virtualidade

“Hoje, um quarto elemento significativo é essa capacidade de virtualidade, de trabalhar remotamente com recursos tecnológicos que façam com que esse profissional seja multitarefas”.

5 - Habilidade social

“Outra característica muito importante é a habilidade social. Uma pessoa que esteja antenada com o meio ambiente, com os recursos que existem na sua região, que façam com que a organização pense positivamente, que todas as partes envolvidas pensem conjuntamente nos objetivos que a empresa busca”.

De acordo com Clayson Monteiro, além dessas informações, outra característica importante para se destacar é mostrar inteligência emocional. “O profissional que se destaca hoje no mercado é aquele profissional que tem uma habilidade intelectual, que controla suas emoções, que consegue lidar com as adversidades da vida de uma forma muito ativa, de forma a interferir e mediar conflitos, de maneira a interferir e estabelecer condutas, de forma a dar segurança a seus liderados e servir de exemplo. Esse é um grande potencial e um grande perfil profissional, que faz com que os profissionais se destaquem”, conclui.

COMENTÁRIOS dos leitores