Enem: professor analisa nova cartilha de redação

Documento foi publicado pelo Inep. Candidatos devem fazer a leitura

por Ruan Reis sex, 01/01/2021 - 09:06
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo O professor Diogo Xavier analisou o documento Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Quem sonha ingressar em uma instituição de ensino superior em 2021, sabe que a produção textual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tende a ter um peso maior na pontuação final. Para se sair bem nesta modalidade, vale o estudante se atentar às dicas e aos critérios de correção disponíveis na nova cartilha de redação publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Acerca do manual do candidato, o professor de Linguagens e redação Diogo Xavier recomenda aos estudantes que façam a leitura. “É interessante que todo candidato que irá fazer a prova do Enem, leia, se já leu manuais anteriores, leia esse, pois sempre há alguma mudança pequena”, aconselha. Ele acrescenta: “O manual do candidato é interessante porque ele traduz a linguagem e torna ela mais acessível para os estudantes, para que eles conheçam exatamente quais critérios serão utilizados para a correção”, afirma.

Este ano, o órgão disponibilizou, além do manual do candidato, o manual do corretor, que segundo o educador, pode ajudar muito os vestibulandos. “A gente teve uma noção mais exata de como a avaliação é feita”, fala. Ele ainda pontua que o manual do candidato não tem tanto detalhe quanto o manual do corretor, mas traz informações que merecem atenção. “Eu acredito que o suficiente para que o candidato consiga fazer uma boa redação”, ressalta.

Na visão do professor, houve poucas mudanças no manual do candidato: “Pelo que eu notei, houve pouquíssimas mudanças, mas ao mesmo tempo ele utiliza redações do ano anterior, no caso do tema de 2019, para exemplificar e até para analisar. No final você tem redações nota mil comentadas pela banca. Isso também é muito interessante”. Em 2020, o Inep trouxe uma novidade e compartilhou os critérios usados para a avaliação dos candidatos surdos ou com deficiência auditiva, e dislexia.

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