Enem 2020: Na UFPE, estudantes percebem menor movimentação

Apesar dos 5,8 milhões de inscritos, estudantes apontam que há uma menor movimentação em alguns locais de prova

por Victor Gouveia dom, 17/01/2021 - 12:24
Giselly Menezes/LeiaJáImagens Um dos pontos de aplicação no Recife estava praticamente deserto Giselly Menezes/LeiaJáImagens

Além de atrapalhar na preparação dos estudantes para o Enem 2020, a pandemia reduziu a tradicional movimentação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Neste domingo (17), concorrentes que farão o Enem no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE estranharam o menor número de pessoas, o que pode diminuir a concorrência pela sonhada vaga deva cair.

Interessada em ingressar no curso de psicologia, Sandra da Silva, de 22 anos, ressalta que o medo de contrair a Covid-19 fez muitos candidatos desistirem do Exame. "Acredito que muitas pessoas acabaram desistindo pelo fato da situação, não só daqui de Recife, mas também em outros estados. A pandemia tá se espalhando de uma maneira mais rápida e mais agressiva, então acho que muitas pessoas preferiram não vir, justamente para não querer se contaminar", sugeriu. A fera conta que buscou cursinhos on-line e respondeu a simulados para superar a falta de aulas presenciais. 

O estudante Felipe Santana, de 20 anos, pontua que no CFCH "é bem comum ter gente, [mas] hoje nem tanto". Ainda em dúvida sobre sua escolha de curso, o candidato se divide entre nutrição, biologia e psicologia e ressalta a importância da saúde mental em meio à incerteza em relação ao Exame. "A pandemia chegou a atrapalhar e muito, porque não tem tanta pessoa com o psicológico e a mentalidade de conseguir estudar em casa. Ter um desempenho igual do que ter um professor sabendo onde você está errando e lhe ajudando", relatou.

Para Ana Carolina Cavalcanti, 18, a falta dos aulões foi um dos principais dificultadores na reta final da preparação. "Estudei muito através de celular mesmo, nunca fiz preparatório, fazendo redação em casa mesmo". Ela acredita que durante a prova, lidar com a máscara será mais um desafio. "A máscara atrapalha um pouco, por que sou alérgica e, se eu ficar muito tempo no ar, ela me sufoca bastante", avaliou.

Enem 2020

Neste domingo (17), primeiro dia do Enem 2020, os candidatos respondem, das 13h30 às 19h, questões de Ciências Humanas, Linguagens, além da redação. Já no dia 24 deste mês, os feras enfrentarão quesitos de matemática e Ciências da Natureza.

A versão digital está programada para o dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Enem, quase 5,8 milhões de candidatos se inscreveram no Exame, cujo resultado está programado para março.

LeiaJá também

--> Portões abertos para as provas do Enem 2020

--> Inep diz que garrafa de água não precisa ser transparente

--> Candidatos fazem apostas para tema da redação do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores