Atípico, Enem Digital é marcado por tranquilidade

Em um ponto de prova no Recife, circulação de estudantes está bem pequena

por Camilla de Assis dom, 31/01/2021 - 12:25
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Neste domingo (31), são aplicadas as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital. Diferentemente da prova tradicional, marcada por intensa circulação de candidatos, um dos pontos de aplicação no Recife é caracterizadi por muita tranquilidade. Em alguns momentos, nem parece que se trata de um processo seletivo, pelas ruas vazias.

Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, localizada na área central da capital pernambucana, até as 11h45, apenas três estudantes tinham entrado no local de prova para fazer o Exame. O cenário é muito diferente da aglomeração costumeira característica deste processo seletivo. 

Segundo a estudante Ana Silva, que chegou ao local de aplicação por volta das 11h15, a antecipação foi por conta do medo do atraso. "Eu moro em Dois Irmãos e fiquei com medo de chegar tarde e perder a prova", explicou. A jovem de 34 anos pretende cursar economia.

Também antes do início da aplicação, o estudante Felipe Lexmark chegou à Unicap. "Eu vim cedo porque tive medo de me atrasar. Eu poderia me perder em qualquer lugar e preferi não arriscar", disse o jovem, que mora na Macaxeira, Zona Norte do Recife, em entrevista ao LeiaJá.

Projeto piloto desenvolvido pelo Inep, o Enem Digital registrou mais de 96 mil inscritos. Segundo a organização da prova, 93.217 inscritos deverão participar do Exame em 104 cidades, uma vez que 2.896 candidatos do Amazonas não farão o modelo digital, em virtude dos aumentos nos casos do novo coronavírus no Estado. Os amazonenses serão direcionados à reaplicação do Enem impresso, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

No primeiro dia do Enem Digital, os candidatos respondem 90 questões - em computadores - distribuídas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens, além da redação, que será feita à mão, no formato tradicional. Já no dia 7 de fevereiro, segunda etapa da aplicação, os estudantes terão 90 quesitos de Ciências da Natureza e Matemática. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até 2026 o Enem passará a ser complementarmente digital.

COMENTÁRIOS dos leitores