Em PE, as escolas particulares não terão aulas no Carnaval
decisão foi tomada, nesta sexta-feira (5), em uma assembleia
As escolas particulares de Pernambuco não funcionarão durante o período de Carnaval nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. A decisão foi tomada, nesta sexta-feira (5), em uma assembleia geral do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe), depois de três rodadas de negociações.
Antes de acatar essa decisão, os donos das escolas privadas tinham aprovado, em assembleia, durante esta semana, que as unidades de ensino particulares seriam abertas no Carnaval, argumentando que não será feriado no Estado. Do outro lado, os professores eram contrários à abertura e defenderam que as duas categorias já haviam decidido, em uma convenção coletiva de trabalho, no ano passado, o recesso neste período carnavalesco.
“O Sinpro não aceitará essa arbitrariedade por parte dos empresários do ensino e fará o que estiver ao seu alcance para assegurar o cumprimento da nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Salientamos que em caso de descumprimento da CCT, que é a legislação prevalente para nossa categoria, o Sindicato dos Professores no estado de Pernambuco, através de seu departamento jurídico, tomará todas as medidas cabíveis”, destacou em um trecho do comunicado.
Ao LeiaJá, o presidente do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro), Helmilton Bezerra, reforça o argumento de que a categoria está cansada devido ao intenso ritmo de trabalho durante este período pandêmico. “Os professores andam muito cansados. Nós estamos praticamente mais de um ano sem férias, até porque nossas férias foram em abril, naquele temor da pandemia. A categoria está muito sobrecarregada fisicamente e emocionalmente”, disse Bezerra.
Nesta sexta-feira, o Sinepe, após analisar e a fim de evitar qualquer embate entre ambos os sindicatos, comunicou a decisão de manter o feriado. “Para evitar embates desnecessários em um período tão diverso como esse que vivemos, como também turbulências advindas de um processo de judicialização, os diretores resolveram, por votação, manter a suspensão das atividades escolares durante os dias que seriam dedicados aos eventos carnavalescos, caso eles viessem a acontecer. Prevaleceram, enfim, a serenidade e o bom senso dos representantes das escolas particulares de Pernambuco nesse episódio, lição que foi de verdadeira cidadania”, comunicou oficialmente o Sindicato.
Escolas públicas
No Carnaval, as escolas estaduais de ensino terão o expediente normal. Ao todo, 303 mil estudantes estão assistindo as aulas de forma híbrida, ou seja, tanto presencial quanto remoto.
Já nas escolas municipaisdo do Recife, as aulas só voltarão no dia 4 de março porque os alunos e professores estão de férias. As escolas localizadas em Jaboatão dos Guararapes também vão aderir ao feriado de Carnaval. O período letivo começará no dia 9 de março.
Em Olinda, as aulas já começaram na última quarta-feira (3), mas apenas com atividades voltadas para professores e equipes pedagógicas. Os estudantes terão aulas a partir do dia 18 de fevereiro, logo após a festividade.