UFPE divulga edital de vestibular de música e dança

Os candidatos devem preencher um formulário de intenção até o dia 9 de agosto

por Rachel Andrade ter, 27/07/2021 - 19:21
Pixabay Candidatos devem ter habilidades para as áreas almejadas Pixabay

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou a abertura de edital para o Vestibular 2021.1 para os cursos de bacharelado e licenciatura em música e dança. Os interessados devem, a princípio, preencher o formulário de intenção de participação até o dia 9 de agosto.

Junto com o preenchimento, é preciso realizar o pagamento de R$ 35 da taxa de inscrição. Os pedidos de isenção podem ser feitos até o dia 3 pelo endereço eletrônico vest.musicaedanca@ufpe.br.

Segundo o edital, os candidatos receberão, no e-mail informado no formulário de intenção, uma senha e login para acessar o sistema de inscrição, no período de 12 a 16 de agosto para enviar os documentos digitalizados para análise e conferência. Os participantes que tentarão uma vaga por meio das políticas afirmativas devem enviar também a documentação comprobatória para validar sua categorização.

O processo inicial de seleção consiste na utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida em um dos anos de 2016 a 2020. O curso de música possui uma etapa a mais, o teste de habilidade específica (THE). Os candidatos devem enviar um vídeo, conforme as normas expressas na normativa, que será avaliado de acordo com critérios igualmente explicados no documento.

Os candidatos serão avaliados conforme a habilitação de cada um, entre licenciatura, bacharelado/instrumento e bacharelado/canto. Já o curso de dança conta com outras duas etapas, que são o teste de habilidade específica em dança (THED), e a entrevista por videochamada. Segundo as normas do edital, é preciso fazer o carregamento do vídeo no YouTube e enviar apenas o link de acesso.

Serão avaliados os seguintes componentes da performance apresentada: consciência e organização corporal; orientação espacial; ritmo; expressividade; e criatividade. Na entrevista, o participante deverá responder às questões explicadas no edital, e terão de oito a dez minutos para concluir a etapa. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 30 de agosto.

COMENTÁRIOS dos leitores