Empresa de formatura declara falência e revolta formandos

Segundo nota, o ressarcimento será feito na esfera jurídica

por Rachel Andrade seg, 27/09/2021 - 18:57
Freepik Empresa declarou falência nesta segunda-feira Freepik

A empresa de cerimonial Meta Formaturas, situada no Recife, declarou falência por meio de nota jurídica publicada em sua página no Instagram na última sexta-feira (24). No texto, lê-se que o empreendimento não conseguiu se manter aberto devido à pandemia do novo coronavírus. Com o fato, formandos em todo o Estado afirmam estar indignados devido à falta de transparência da empresa, e que vão buscar na justiça uma forma de serem reembolsados.

"Foram muitas dificuldades financeiras que afetaram a empresa de maneira drástica. Tivemos de lidar com demissões em massa de colaboradores, atrasos para fornecedores e de pagamento de tributos, entre outras questões", diz parte do texto publicado pela Meta Formaturas.

Formandos que tinham contrato com a empresa demonstram revolta nas redes sociais e reivindicam o dinheiro investido. "Viemos através desta manifestar a nossa indignação mediante a falta de comprometimento e ética da empresa Meta Formaturas, não cumprindo os contratos, lesando diversos formandos, não apenas no aspecto financeiro, mas também emocional. Sonhos estão sendo impedidos por atitudes desleais! Lamentável!", diz uma nota de repúdio publicada em alguns perfis pessoais no Instagram.

Nos comentários de postagens sobre o assunto, usuários informam que só em Caruaru 11 turmas de cursos e instituições diferentes tinham contratos ativos com a empresa, e sofreram um prejuízo total de cerca de R$ 700 mil.

O perfil da Meta Formaturas no Instagram conta atualmente com 40 publicações, sendo a mais recente (antes da declaração de falência) datada de 26 de janeiro de 2018. Uma das estudantes que cobra reembolso, afirma que as publicações recentes haviam sido apagadas. “Nosso culto [ecumênico] foi em março desse ano, assim como eles realizaram outros diversos eventos há pouco tempo”, ela afirma. A mesma usuária também informou que sua turma havia investido mais de R$ 73 mil na empresa, e vai buscar ter o valor de volta.

A nota da Meta Formaturas ainda informa que os reembolsos poderão ser realizados no âmbito jurídico. "Comunicamos ainda que a partir desta data a empresa não mais receberá valores, e como gesto de boa fé, utilizamos deste comunicado para informar que pretendemos promover o ressarcimento dos valores recebidos [em] esfera judicial cível", lê-se no texto.

COMENTÁRIOS dos leitores