Candidatos querem acolhimento nas seleções, diz pesquisa

Os resultados também revelaram um aumento na interação das empresas com os participantes durante o processo de recrutamento e seleção

por Jennifer Buarque qua, 29/09/2021 - 13:09
Freepik Ser acolhido é a principal expectativa em uma entrevista de emprego Freepik

Em pesquisa, realizada pelo site VAGAS.com, foi revelado que a maioria dos candidatos gostaria de se sentir acolhido em relação às empresas ao longo dos processos seletivos. Dos participantes, 42% apontaram “ser acolhido(a)” como a principal expectativa. Outros sentimentos indicados foram “ser compreendido(a)” (20%) e “ser apoiado(a)” (12%). Os resultados também revelaram um aumento na  busca dos Recursos Humanos (RH) em interagir com os candidatos durante o processo.

O estudo “A Experiência do Candidato” entrevistou 10.172 candidatos e 166 empresas por e-mail em julho deste ano. O objetivo, segundo Leonardo Vicente, especialista em marketing da VAGAS.com, é entender os principais anseios e expectativas, tanto de candidatos como RHs em todo o processo seletivo e com esse feedback realizar melhoras. “Os dados evidenciados na pesquisa corroboram com a tendência dos RHs adotarem feedbacks, retornos ao final de cada fase do processo. Para isso, é fundamental que as empresas garantam transparência e clareza ao longo das etapas, visando tornar a jornada de contratação mais empática e inclusiva possível”, avalia em texto enviado pela assessoria de comunicação.

Outros dados obtidos pela pesquisa foram que metade dos candidatos, se pudessem optar por um único ponto a ser melhorado nos processos seletivos, escolheria melhorar o “retorno aos candidatos e candidatas”. Outros 16% escolheram por aperfeiçoar a “visibilidade das fases no processo seletivo”. A palavra “orientação” foi eleita para descrever como seria o processo seletivo dos sonhos dos candidatos participantes, com a expectativa que o RH comunicasse o avanço nas etapas do processo seletivo, além de dar um feedback com orientações sobre os pontos que o prejudicaram ou favoreceram na seleção.

Para 30% dos participantes, a melhora seria na transparência com intuito de saber o máximo de informações e detalhes possível sobre sua participação no processo seletivo. “Acolhimento” também surgiu por sugestão de outros 17% como forma do RH das empresas demonstrar maior empatia ao longo do processo, compreendendo o contexto de quem está buscando emprego. “O fornecimento de feedbacks e uma comunicação clara continuam entre os principais anseios dos candidatos durante o processo de R&S”, diz Vicente. “O levantamento também comprovou que há entendimento por parte das empresas quanto à necessidade de cuidar de cada interação com os candidatos”, completa.

Aumento na  busca do RH em interagir com os candidatos durante o processo

O estudo levou em consideração também o lado do RH e das empresas, apontando que, para a maioria, “conseguir humanizar as trocas e interações com candidatos ao longo do processo seletivo” (68%) seria a melhor forma de experienciar o processo e “cuidar de cada interação entre empresa e profissional que existe ao longo de um processo seletivo” (60%). Do total, 97% das empresas consideram como muito importante ou importante tornar os processos humanizados. Para 98% delas, “uma boa experiência dos candidatos é fundamental para a marca empregadora".

Levando em consideração o contexto pandêmico, 82% das empresas afirmaram ter adaptado seus processos seletivos mudando várias ou algumas etapas. “Pensando no pós-pandemia, acredito que as empresas continuarão adotando mudanças de comportamento no recrutamento e seleção de profissionais, buscando estratégias, como soluções tecnológicas, para ajudar na atração de talentos, tornando os processos mais eficientes. Com o auxílio da tecnologia, ao final de cada fase, o recrutador pode configurar mensagens automáticas engajadoras, via e-mail e ou aplicativos, proporcionando uma experiência mais positiva e transparente”, conclui o especialista.

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