'Cotas sim': movimento pede manutenção do sistema de cotas

Iniciativa tenta pressionar o Congresso Nacional a renovar a Lei 12.711/2012, que passará por processo de revisão em 2022

por Elaine Guimarães qui, 07/10/2021 - 18:44
Pixabay Movimento pede manutenção do sistema de cotas Pixabay

A Universidade Zumbi dos Palmares, instituição comunitária de ensino superior, lançou campanha pela manutenção do sistema de cotas. Batizado de "Cotas sim", o movimento tenta pressionar, por meio de abaixo assinado virtual, o Congresso Nacional a renovar a Lei 12.711/2012, que passará por processo de revisão em 2022. Além disso, a iniciativa pede a ampliação, em 20%, de cotas para negros nos concursos públicos da Administração Federal.

A Lei que institui o sistema de cotas, em 2022, completará 10 anos e deverá passar por revisão. Por isso, em caso de ausência de votação, por parte do Congresso, a iniciativa poderá ser extinta. "Nós estamos diante de um desafio muito importante que é a sensação da implementação da lei e, com isso, esses meninos e meninas ficarem impedidos de acessarem a universidade pública federal”, disse o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, em entrevista ao programa Jornal da Tarde, da TV Cultura.

Até o momento, O "Cotas sim!" conta com 3.515 assinaturas e tem apoio da Ordem dos Advogados do estado de São Paulo. A meta do movimento é alcançar o quantitativo de um milhão de pessoas assinaturas.

COMENTÁRIOS dos leitores