Alunos são expulsos e multados após fraudarem cotas no CE

Além disso, o MPT também condenou os acusados a pagarem uma multa no valor de R$ 300 mil

por Elaine Guimarães ter, 01/02/2022 - 17:11
Reprpodução/Universidade Federal do Cariri Universidade do Cariri, localizada em Juazeriro do Norte Reprpodução/Universidade Federal do Cariri

Três estudantes de medicina da Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte (CE), tiveram as matrículas canceladas e foram expulsos da instituição após condenação, pelo Ministério Público Federal (MPF), por faude no sistema de cotas, cujas vagas são destinadas a alunos de escolas públicas. Além disso, o MPT também condenou os acusados a pagarem uma multa no valor de R$ 300 mil.

De acordo com informações do Ministério Público, os estudantes eram oriundos de escolas particulares e teriam, no último ano do ensino médio, migrado para uma instituição pública. Além deles, os pais também foram processados e devem pagar multa. 

O fato de terem cursado um período em uma escola pública, permitiu que os jovens conseguissem um certificado de conclusão de ano letivo. O documento foi utilizado para concorrer a uma das vagas de cotas na universidade. No entanto, a ação afrmativa é destinada a quem estudou integralmente o ensino médio em colégio público. 

COMENTÁRIOS dos leitores