Enem: UFPE reduz bônus para candidatos de medicina

O acréscimo, que era de 7%, baixou para 5%

por Elysa Assis ter, 11/10/2022 - 13:41
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Fachada do campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) reduziu, pela segunda vez consecutiva, o bônus regional concedido na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos candidatos de medicina no Campus Recife, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Anteriormente, o acréscimo que era de 7% foi alterado para 5%. 

A política de bônus regional, ou inclusão regional, é uma ação afirmativa adotada por diversas universidades para os processos seletivos de ingresso discente, voltados para estudantes oriundos da região. Na cidade do Recife, o bônus é concedido ao candidato de medicina que cursou e concluiu todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais de Pernambuco.    

"Segundo o documento, a nota final do Enem terá os seguintes acréscimos (...) 5% para candidatos ao curso de Medicina do Campus Recife que cursaram e concluíram todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco e para candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata pernambucana e do Agreste pernambucano", explicou a UFPE, em nota.

COMENTÁRIOS dos leitores