75% das pessoas acreditam que IA irá substituir profissões

Dado foi obtido em pesquisa com 700 brasileiros sobre inteligência artificial

por Mariana Ramos dom, 02/07/2023 - 15:00
Freepik Maioria acredita que evolução irá afetar o trabalho de operadores de telemarketing Freepik

Um estudo realizado pela plataforma Onlinecurrículo, com 700 brasileiros, sobre o avanço da inteligência artificial (IA) e o futuro das profissões, mostra que sete a cada dez pessoas, o equivalente a 75% dos entrevistados, esperam que algum tipo de profissão seja substituída por IA.

A pesquisa revelou que 16,8% não acreditam que essa substituição do trabalhador pela máquina pode acontecer, enquanto 47,3% acreditam que essa mudança será em apenas algumas profissões. Já 27,8% dos entrevistados defendem que a mudança será para várias áreas.

“Sempre que uma nova tecnologia emerge no cenário mundial, é natural questionar seus efeitos no mundo do trabalho. Aconteceu a mesma coisa quando a internet chegou ao grande público, algumas décadas atrás”, explicou Amanda Augustine, especialista em carreiras da plataforma, segundo informações da assessoria de imprensa.

Os participantes também responderam quais as profissões mais prováveis de serem substituídas. Advogados, jornalistas, médicos e engenheiros tiveram menos de 10% das respostas, aparecendo como profissões menos ameaçadas pela inteligência artificial no momento.

Para a maioria das pessoas, o equivalente a 69%, a inteligência artificial irá afetar mais o trabalho de operadores de telemarketing. A profissão de caixa de supermercado e atendente de call center também foi bastante levantada, por 68% e 65% das pessoas, especificamente.

“É verdade que a IA tem capacidade de assumir algumas atividades, embora essa escala não seja tão definida no cenário atual. Talvez seja melhor pensar em como a tecnologia disponível tem condições de fazer com que as diversas profissões se aperfeiçoem”, defendeu Amanda.

No pensamento de ter a IA como aliada e não como ameaça, a plataforma também procurou saber o que os entrevistados gostariam de ter como suporte ou ajuda para melhorar seu desempenho no trabalho. Cerca de 41% das pessoas optaram por uma ferramenta que simplifica as tarefas para aumentar a produtividade.

Já 30% das pessoas responderam que gostariam de ter dispositivos à mão para resolver problemas diários do trabalho. Uma outra parcela, 39%, optou por dispositivos que ajudem a criar conteúdos de qualidade, como textos, por exemplo.

“Se a adoção da Inteligência Artificial resolver necessidades como essas, presentes nas empresas e na vida dos profissionais, então ela terá menos esse papel de substituição e mais de colaboração”, declara a especialista da Onlinecurrículo.

A plataforma Onlinecurrículo ouviu 700 pessoas de diferentes segmentos produtivos, diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões do país. A pesquisa aconteceu entre os dias 14 e 21 de junho deste ano. A margem de erro da pesquisa é de 3.7 pontos percentuais.

COMENTÁRIOS dos leitores