‘Tudo por um furo’: comédia com críticas ao telejornalismo

O âncora Ron Burgundy retorna às telonas nesta sexta (21)

por Maria Eduarda Barbosa sex, 28/02/2014 - 10:11

O âncora mais carismático do Cinema está de volta às telonas mais no sense do que nunca. Depois de um hiato de 10 anos, Ron Burgundy (Will Ferrell) retorna em Tudo por um furo ao lado de sua equipe, que mudará completamente a forma de fazer telejornalismo. O Âncora- A Lenda de Ron Burgundy estreou nos cinemas em 2004, mas não alcançou a popularidade de imediato. A maioria dos fãs só descobriu a história algum tempo depois, com o lançamento em DVD. 

Na continuação da história de Ron Burgundy, dirigida por Adam McKay, o âncora vive um dilema no qual precisa escolher entre o amor da família e a fama de ser um apresentador de telejornal bem sucedido. Após ser demitido de uma emissora e passar algum tempo fora do mundo jornalístico, Bugundy recebe uma proposta que revolucionará o telejornalismo. Parece comum, mas como a história se passa no final dos anos 1970, o surgimento de um canal (GNN) 24 horas de notícias seria um marco no jornalismo.

Com a ajuda de seus amigos Brick Tamland (Steve Carell), Brian Fantana (Paul Rudd) e Champ Kind (David Koechner), Burgundy conquista a fama que jamais imaginaria ter. Em meio às piadas, e a comédia no sense do filme, a história mostra os bastidores do dia a dia do mundo jornalístico, no qual a audiência é mais importante que a relevância das notícias. A transformação do telejornalismo começa quando Burgundy e a equipe decidem produzir matérias que “os americanos gostam de ver”. A partir daí, o telejornalismo se reproduz e mostra o que atualmente pode ser visto em programas sensacionalistas. 

Mesmo com um tom cômico vulgar e politicamente incorreto, o filme representa uma sátira e promete arrancar boas risadas do público. Inclusive, devido ao grande sucesso no primeiro longa, uma das cenas finais volta na continuação, com participações especiais que transformam o momento no ápice de Tudo por um furo. No Brasil, a comédia estreia nesta sexta (21).

 

COMENTÁRIOS dos leitores