Abertura da 18ª Paixão de Cristo do Recife tem bom público
Expectativa é de que 70 a 90 mil pessoas passem pelo Marco Zero durante a temporada
A abertura da 18ª temporada da Paixão de Cristo do Recife, que teve início na noite desta quarta-feira (16), na Praça do Marco Zero, Bairro do Recife, contou com um público que não desanimou mesmo com a chuva que caiu no local. A montagem segue em exibição gratuita até o próximo domingo (20), sempre às 20h, e a expectativa é de que 70 a 90 mil pessoas passem pelo Marco Zero durante a temporada.
“Neste ano temos uma iluminação melhor e uma nova trilha sonora, que foi refeita por mim. Para isso, usei discos de vários filmes, e no final fiz a edição no computador da minha casa. A Paixão de Cristo do Recife não é rica e a gente tem que se virar com o que tem”, comenta José Pimentel, que também assina a direção e o texto da montagem. A noite de estreia contou com uma equipe da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, que fez a audiodescrição do espetáculo para pessoas cegas, e a tradução em libras para surdos.
Começam os preparativos para a Paixão de Cristo do Recife
Durante a Paixão de Cristo do Recife serão utilizados equipamentos de som com moderna tecnologia digital, equipamentos de iluminação de ponta, canhões de luz, efeitos especiais e show pirotécnico. Na ascensão de Cristo, José Pimentel levitará coberto por nuvens de fumaça, a sete metros do chão. Só para a ressurreição, são 40 quilos de fogos por apresentação. Além disso, três estruturas de 20 metros de comprimento por 14 de largura estão montadas na Praça do Marco Zero, e é através delas que surgem os nove palcos com diferentes cenários. A cenografia foi desenvolvida por Octávio Catanho.
Este ano, os figurinos criados por Edilson Rygaard e Roberto Costa foram remodelados. A produção é feita por Pimentel, Antônio Pires, Octávio Catanho e Paulo de Castro. Outros experientes do teatro pernambucano estão no espetáculo, como Renato Phaelante, como Caifás e Reinaldo de Oliveira, que interpreta Herodes. Ainda integram o elenco, formado por cerca de cem atores e trezentos figurantes, nomes como Angélica Zenith (Maria), Gabriela Quental (Madalena), Ivo Barreto (Judas) e Pedro Francisco de Souza (Pilatos), que também assume a assistência de direção.
Serviço
18ª Paixão de Cristo do Recife
Quarta (16) a domingo (20), às 20h
Praça do Marco Zero (Bairro do Recife)
Gratuito