Estátua em homenagem a Lula Côrtes é alvo de vandalismo

A obra é de autoria do artista plástico Júnior Bola e foi inaugurada no dia 11 de março de 2017

por Elaine Guimarães ter, 04/07/2017 - 17:27
Cortesia Monumento fica na beira mar de Candeias Cortesia

A estátua em homenagem ao cantor, compositor e escritor Lula Côrtes, localizada na beira mar de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, foi alvo de vandalismo. A obra é de autoria do artista plástico Júnior Bola e foi inaugurada no dia 11 de março de 2017 durante uma maratona de shows no evento ‘Um Salve Para Lula Côrtes’, que contou com a presença de artistas como Cannibal, Isaar, Allen Jeronimo & Rave de Raiz e outros mais.

"Infelizmente fiquei, muito chateado, mas já esperava. É um tipo de trabalho que você se entrega de corpo e alma, vive tudo aquilo. Sou de Barra de Jangada, portanto conhecia a história dele, e você ter a oportunidade de "eternizar" uma figura daquela através da arte, junto com amigos, como Jadson do Vale (Bactéria) Galo de Souza e toda a galera que idealizou esse evento, galera essa que faz parte desse mundo da arte já um tempo", lamentou Júnior Bola.

Em uma foto, postada nas redes sociais, nota-se que parte da estrutura foi danificada e o tricórdio, instrumento árabe, que ficava no colo da estátua, foi arrancado e uma pichação foi feita. Na postagem, vários artistas e admiradores do trabalho do músico que fomentou a cena de Candeias mostraram sua indignação. 

"É triste, por isso que as pessoas boas se mudam daqui. Descaso do poder público, e de uma pessoa sem consciência e sem boas atitudes que pixa na arte que homenageia o artista. Pra continuar do mesmo jeito, sabíamos que isso iria acontecer. Mas o nosso amor pela arte não nos para. Agora um pixador desse... Sabemos onde vai para"r, escreveu Galo de Souza.

Ao LeiaJá, o secretário executivo de Cultura, Esportes, Lazer e Juventude de Jaboatão, Jota Barretto, disse que entrou em contato com Júnior Bola para a reconstrução do monumento, mas não há previsão para a reforma acontecer. Ainda de acordo com o secretário, não se tem conhecimento sobre os autores do ato, mas a área passará a ser monitorada.

Jadson Vale, mais conhecido como Bactéria (ex-Mundo Livre), é músico e morador do bairro e lamenta o ocorrido. Ele se diz triste, pois o projeto e o evento foram construídos por músicos em parceria com a Secretaria de Cultura de Jaboatão do Guararapes. "A obra não foi totalmente finalizada, mas tinha a necessidade, por parte da Secretaria, em fazer a inauguração no dia do evento em homenagem a Lula Côrtes" , afirmou ao LeiaJá.

"Deveria-se ter feito uma estrutura que protegesse a obra, já que ela não foi finalizada e o pagamento ao artista plático ainda não foi finalizado. Três meses depois de sua inauguração e ela está desse jeito. A manutenção dela é de responsabilidade da prefeitura do município", ressalta Bactéria.

Lula Côrtes, falecido em 2011, foi o primeiro cantor brasileiro a lançar um disco independente no país, em 1973. Fez parcerias com Zé Ramalho, Alceu Valença e Robertinho do Recife. Gravou grandes discos como o raro Paêbiru (1975) e difundiu a psicodelia em Pernambuco.

LeiaJá também

---> A importância de Lula Côrtes desvendada em curta

COMENTÁRIOS dos leitores