Val Marchiori é condenada a indenizar Ludmilla por racismo

Durante o programa Bastidores do Carnaval, na Rede TV!, a socialite disse que o cabelo da cantora estava 'parecendo bombril' e foi processada pela cantora

por Mellyna Reis qua, 06/06/2018 - 13:42
Instagram/reprodução Val Marchiori disse que cabelo de Ludmilla estava Instagram/reprodução

RIO DE JANEIRO - A socialite Val Marchiori a indenizar Ludmilla em R$ 10 mil por um comentário feito sobre a cantora durante o Carnaval de 2016, em programa da Rede TV!. A juíza Mariana Moreira Tangari Baptista, da 3ª Vara Cível do Fórum Regional da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, condenou Marchiori por dizer que o cabelo da funkeira estava "parecendo um bombril". 

A frase foi proferida no programa Bastidores do Carnaval, em que a socialite atuava como comentarista dos desfiles de escolas de samba da Marquês de Sapucaí. Ludmilla desfilava como rainha da bateria do Salgueiro quando foi alvo do comentário.

Na sentença, a magistrada analisa que não houve controvérsia sobre o fato e julgou como depreciativa e racista a fala da apresentadora. O trecho questionando no processo foi "... a fantasia está bonita, a maquiagem... agora, o cabelo... Hello! Esse cabelo dela está parecendo um bombril gente!"

A defesa de Val Marchiori citou o direito à liberdade de expressão para justificar a conduta, alegando não ter criticado o cabelo da cantora, mas a peruca usada por ela. Contudo, o argumento foi rechaçado pela juíza na sentença.

"O vídeo do programa está disponível na internet e nele está muito claro que a primeira ré insiste em comparar o cabelo da autora a um bombril, ainda que os apresentadores do programa tenham tentado impedir que ela continuasse a ofender a autora, afirmando que se tratava de um aplique e não do cabelo da cantora", ressaltou.

A juíza também salientou que a liberdade de expressão deve ser exercida com responsabilidade, respeitando outros direitos constitucionalmente tutelados, notadamente o da dignidade da pessoa humana.

"O comentário feito por ela [Val Marchiori] não teve nenhum conteúdo jornalístico, informativo e útil para os telespectadores. Na verdade, foi um comentário depreciativo e racista, apto a causar dano moral à autora", assinou.

COMENTÁRIOS dos leitores