De Mano Brown a Maria Bethânia, músicos declaram votos

No dia que antecede as votações do segundo turno, artistas usaram as redes sociais para falar sobre política

por Paula Brasileiro sab, 27/10/2018 - 18:25

Assim como atrizes e atores da TV Globo que foram às ruas para conversar com eleitores sobre os candidatos que disputam o segundo turno das eleições 2018, vários músicos do cenário nacional têm usado as redes sociais para falar sobre política ao público. Alguns deles, como Maria Bethânia e Paulinho da Viola, nunca haviam se manifestado em relação ao tema. Em comum, eles fazem ‘campanha’ para o candidato do PT, Fernando Haddad.

Neste sábado, dia que antecede a votação que escolherá o próximo presidente do Brasil, vários artistas do meio musical se manifestaram e declararam seus votos. A cantora Maria Bethânia publicou uma foto vestindo uma camisa com o nome dos candidatos Fernando Haddad e Manuella D'ávila, na legenda, ela escreveu: "Em nome de Thereza Aragão, Violeta Arraes, meu pai, meu irmão e todos os meus amigos que foram exilados", uma referência à época da Ditadura Militar no país.

O sambista Paulinho da Viola também se pronunciou e, em um longo desabafo, explicou sua motivação: "Sinto a necessidade de juntar a minha voz a de inúmeros colegas, artistas, intelectuais e demais cidadãos brasileiros que acreditam na importância de valores fundamentais para a nossa sociedade e para a nossa democracia. Não podemos pensar um futuro sem valores básicos.É por isso que, hoje, decido abrir meu voto. Amanhã, votarei em Fernando Haddad"; ele também nunca havia falado publicamente sobre política. O pernambucano Alceu Valença fez o mesmo, através de um vídeo onde diz: "Em nome da democracia, da ecologia, da diversidade, da solidariedade, do humanismo, voto em Haddad".

Embed:

Já o cantor Marcelo D2 publicou a hashtag #BrasilViraHaddad e comentou: "Hoje é uma onda de amor pra gente enterrar de vez toda essa violência e medo que se espalhou nos últimos meses. Força e coragem pra todos"; Arnaldo Antunes também publicou um vídeo referindo-se à  campanha 'Vira Voto'. O rapper Emicida falou sobre seu candidato mencionando o ministro Joaquim Barbosa, que declarou voto igual ao seu: "Vou de Haddad 13, tenho sangue preto na veia, o outro lado tem nas mãos". E o também rapper Mano Brown usou o Instagram para se colocar: "Pelo direito de divergir e ser respeitado, poder escolher seu candidato. #Haddad13".

 

COMENTÁRIOS dos leitores