Festival Osga celebra gentileza e premia criatividade

Premiação nacional de vídeos universitários organizada pela UNAMA - Universidade da Amazônia/Grupo Ser Educacional será nesta sexta-feira (20), às 18h30, no Cine Olympia, em Belém

qua, 19/12/2018 - 16:43
Divulgação Festival chega à 15ª edição com abrangência nacional Divulgação

Será nesta quinta-feira (20), às 18h30 no Cine Olympia, centro de Belém, a festa de premiação do XV Festival Osga de Vídeos Universitários, realizado pela UNAMA - Universidade da Amazônia/Grupo Ser Educacional. O festival premia os melhores vídeos produzidos por estudantes de ensino superior de todo o país.

O público que gosta de audiovisual poderá assistir, gratuitamente, aos vídeos produzidos pelos alunos na telas do cinema mais antigo do Brasil. O tema desta edição foi “Um elogio à gentileza”, nas categorias Minidocumentário, Vídeo-minuto, Vídeo-arte, Vídeo publicitário e Vídeo mobile.

Jornalista e professor, o diretor de Mídias do Ser Educacional, Mário Camarão, é um dos organizadores de evento. “A gente pretende despertar nos alunos uma reflexão, acima de tudo, e fica a mensagem do que hoje eu acho que todo mundo precisa: gentileza”, disse.

Desde o ano passado, o Festival Osga faz parte do circuito nacional de eventos desse gênero. “O Osga é um festival nacional. Ele ocorre em todos os Estados onde o grupo SER tem curso de Comunicação. Na verdade, não é aberto só para os cursos de comunicação, é aberto a todos os universitários matriculados numa IES (Instituição de Ensino Superior). Basta que ele esteja matriculado”, declarou o professor Camarão.

Segundo o professor, o Osga é um evento grande e que cresce a cada ano, recebendo cada vez mais vídeos. “Ano passado nós tivemos dois vencedores de duas categorias que foram do Rio Grande do Norte e Fortaleza. Isso mostra um envolvimento cada vez maior. É muito bom porque a gente vê o Osga crescendo, aprimorando a produção audiovisual dos alunos”, comentou o professor.

Camarão disse o que espera do Osga deste ano. “Minha expectativa é que tenha maior número de inscritos do que nos anos anteriores, pelo fato de ser nacional e isso tem um peso grande porque em todas as IESs está sendo divulgado para que os alunos participem”, afirmou. 

O professor também falou sobre a segunda edição do Osga na Escola, que ocorre nas escolas de ensino médio. “A gente percorre as escolas levando oficinas de audiovisual, vídeo, texto e roteiro”, explicou. Segundo Camarão, alunos de ensino médio também participam do Osga na Escola, inscrevendo vídeos. O vencedor pode ganhar até R$ 2 mil.

Além da premiação financeira, o Osga também ajuda na formação acadêmica dos alunos participantes. “Ele contribui a partir do pressuposto de que eles desenvolvem atividades e aptidões práticas do audiovisual. Não só na fotografia, filmagem e edição, passa pela moda, construção textual, design e figurino. Eles desenvolvem todas as etapas e todas as formas de poder participar do audiovisual. Isso acaba contribuindo para a formação do próprio aluno”, detalhou o professor Camarão, além de falar que o Osga funciona como uma vitrine para o aluno. “Temos muitos alunos que saíram da instituição e foram trabalhar com audiovisual, abrir suas agências, trabalhar com cinema. É muito gratificante para nós”, concluiu.

Mais informações: http://osga.leiaja.com/

Da Redação do LeiaJá Pará.

LeiaJá também:

Nas ruas, estudantes entregam rosa e exaltam a gentileza

Osga semeia gentileza e muda a rotina das pessoas

Tema do Festival Osga, gentileza ganha as ruas de Belém

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores