Contra censura, peça sai do Janeiro de Grandes Espetáculos

O espetáculo ‘Altíssimo’ anunciou que não vai mais participar do festival como forma de apoio a peça que retrata Jesus como travesti, vetada da programação oficial por “extrapolar os critérios artísticos”

por Lídia Dias sex, 28/12/2018 - 09:00
Reprodução/Facebook/Trema Plataforma de Teatro A peça 'Altíssimo' seria exibida no dia 11 de janeiro Reprodução/Facebook/Trema Plataforma de Teatro

 A peça ‘Altíssimo’, que seria exibida no 25° Janeiro de Grandes Espetáculos, no dia 11 de janeiro, no Recife, foi retirada da grade de programação. A decisão de não exibir a obra foi divulgada na noite dessa quinta-feira (27), na página oficial da produtora da peça, TREMA Plataforma de Teatro, em apoio ao polêmico espetáculo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, vetado da programação oficial do evento por “extrapolar os critérios artísticos”.

"Acreditamos que a censura imposta sobre essa obra que acolhemos com tanto prazer na edição 2018 do TREMA! Festival, fere nossa liberdade coletiva de ofício, nesse momento crucial onde diversos Festivais têm se posicionado como reais espaços de resistência ao fascismo e a onda conservadora que assola o país. Não podemos coadunar com mais esse passo da bancada evangélica em nosso Estado", diz o pronunciamento feito pela produtora.

A peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” vem recebendo críticas e sendo constantemente proibida de ser exibida por retratar Jesus como um travesti. A obra é encenada pela atriz transexual Renata Carvalho, que também se posicionou por meio das redes sociais nesta quinta-feira (27).

“O Festival Janeiro de Grandes Espetáculos e seus responsáveis são tão censores quanto aqueles que pressionaram. Não pensaram duas vezes, simplesmente cancelaram e ficamos sabendo através da imprensa que não estávamos mais na programação”, relatou.

COMENTÁRIOS dos leitores