60 anos: as mudanças nos traços da Turma da Mônica

O LeiaJá fez uma retrospectiva da evolução dos personagens; confira

por Lídia Dias qui, 06/06/2019 - 14:00
Divulgação Ao longo dos anos, a turminha cresceu, saiu dos quadrinhos e já virou filme, série, animação e jogos. Divulgação

Neste sábado (8), o Shopping Patteo Olinda, na Região Metropolitana do Recife, ganha uma unidade da Estação Turma da Mônica. O espaço, que se denomina como um Centro de Entretenimento Familiar, é o segundo do país e conta com atrações inspiradas no mundo das histórias em quadrinhos e, são desenvolvidas com base em conceitos temáticos, interativos e educativos.

Em 2019, a criação de Maurício de Souza completa 60 anos e o primeiro personagem a ser um ‘sessentão’ é o cachorro Bidu junto com Franjinha, que surgiram em 1959, 11 anos antes da ‘Turma da Mônica’ ser oficializada - a princípio, a série foi chamada de ‘Mônica e sua turma’. Com o passar do tempo, os traços de Bidu e dos outros personagens foram se modificando, invadiram outros formatos e ganharam séries animadas, filmes e produtos dos mais diversos. Além disso, a turma também cresceu, virou ‘Turma da Mônica Jovem’ e em breve irá se tornar adulta.

Para relembrar os primeiros traços da ‘Turma da Mônica’, o LeiaJá fez uma retrospectiva da evolução dos personagens. Confira:

Na década de 1960, Biju e Franjinha ganharam novos amigos, e os personagens Cebolinha (60), Cascão (61), Mônica (63), Magali (63) e Sansão (63), foram criados. Com cara de mau e um coelhinho de estimação, Mônica nasceu após a produção de Mauricio ser criticada pela ausência de uma figura feminina e foi inspirada na filha do autor. No início, a personagem usava sapato, tinha uma expressão muito emburrada (traço que foi suavizado com o tempo), o vestido tinha bolsos e os cabelos escorriam para todos os lados. Cascão também tinha uma aparência bem mais ‘suja’ do que a atual.

Em 1970, a primeira revista da ‘Turma da Mônica’ foi lançada, pela editora Abril e a personagem, que antes era secundária, virou a protagonista principal. Na mesma década, os personagens estariam na televisão com o comercial de extrato de tomate da Cica Elefante, com o Jotalhão e a turminha.

Embed:

 Durante os 1980, os traços dos personagens começaram ficar mais parecidos com o que conhecemos hoje e a partir desta década os quadrinhos de Maurício de Souza começaram a ser publicados em outras línguas. Atualmente, a série tem gibis e outros produtos licenciados em 40 países e com 14 idiomas. A partir de 1986 foram criados curtas-metragens e séries animadas, filmes e especiais, foram exibidos na televisão e lançados em outras mídias. Entre a infinidade de produtos da marca, a série também ganhou jogos eletrônicos.

 

Em 2008, os personagens ficaram adolescentes e foi lançada a ‘Turma da Mônica 

Jovem’, com traços estilos mangá. Na edição nº 50 da série, publicada em 2012, Mônica e Cebolinha deixaram as intrigas de lado e se casaram. Com um traço fofo e que remete às origens, em 2013, quando Mônica completou 50 anos, foi lançada a série animada Mônica Toy, um desenho animado em 2D, produzido pela Mauricio de Sousa Produções (MSP). Os episódios com menos de um minuto são postados na página do Youtube da Turma da Mônica. Na última terça-feira (4), a animação, que está em sua 7º temporada, ganhou um episódio em em homenagem ao filme “X-Men Fênix Negra”. Assista:

COMENTÁRIOS dos leitores