Afoxé promove oficinas e encontros na Casa da Cultura

As ações promovidas pelo Afoxé Ará Omim são abertas ao público e contam com certificados para os participantes

por Waleska Andrade seg, 05/08/2019 - 11:42
Divulgação Grupo de afoxé Ará Omim, o Povo das Águas Divulgação

O grupo recifense de afoxé Ará Omim, também conhecido como o Povo das Águas, promoverá de setembro de 2019 a maio do próximo ano um projeto em busca de visibilidade. Oficinas e mesas de formação serão oferecidos gratuitamente ao público de modo a divulgar a existência e luta desta forma de arte religiosa de matriz africana.

Oriundos do Vasco da Gama, o Povo não encontra tantas atividades para se apresentar. “É para facilitar, o acesso da Cultura da periferia no espaço central de fácil acesso. Como afoxé ou maracatu e são poucas as atividades pontuais que acontecem no centro, como a Terça Negra, que não estão recebendo o mesmo apoio”, comenta o diretor do projeto, Lourival Santos.

Uma vez por mês, sempre aos sábados, o grupo vai oferecer oficinas de dança e percussão gratuitamente. Os que não quiserem colocar a mão na massa e aprender poderão curtir os shows que dão continuidade ao evento.

Foto: Divulgação

Serão sempre duas apresentações, uma do Povo das Águas e outra de um convidado, promovendo um intercâmbio com outros grupos semelhantes. Os chamados foram o afoxé Omonilê Ogunjá, do Ibura, o maracatu Raízes de Pai Adão, de Água Fria, o Coco do Gavião, de Rio Doce, o Coco das Estrelas, de Chão de Estrelas, o Boi Treloso, da Iputinga, e a Escola Pernambucana de Circo, da Macaxeira.

Ao todo serão oito encontros que ocorrerão uma vez por mês de setembro a maio, sempre aos sábados. A exceção fica para fevereiro e março, devido ao Carnaval. Toda programação é gratuita.

O projeto conta ainda com iniciativas de formação. Em novembro e maio, mesas de debate vão permitir discutir os caminhos desses grupos artístico-culturais. Essas trocas, assim como as oficinas, terão certificados e vão ocorrer em espaços fechados, sendo ideal a inscrição antecipada, via Sympla.

Foto: Divulgação

Serviço

Afoxé Ará Omim, o Povo das Águas

Sábado (17) | 14h

Casa da Cultura (Rua Floriano Peixoto, s/n - São José)

 Informações: (81) 3224 0557

Com Informações da Assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores