Centros de Artesanato recebem atividades culturais

Os centros de artesanatos no Recife e em Bezerros e o Mercado Eufrásio Barbosa recebem atividades em comemoração a Semana do Patrimônio Cultural

por Waleska Andrade seg, 12/08/2019 - 12:22
Divulgação / César de Almeida Centro de Artesanato de Pernambuco tem atividades culturais Divulgação / César de Almeida

Os centros de artesanato de Pernambuco nas unidades Recife e Bezerros e o Mercado Eufrásio Barbosa recebem a partir desta terça (13) atividades em comemoração a Semana do Patrimônio Cultural. A agenda de atividades segue até o domingo (18).

O evento está sendo realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, com o objetivo de promover e incentivar a cultura. Entre as atividades estão debate, exposição, demonstração do fazer artístico, com tipologias diferentes; visita guiada e roda de conversa com artistas e artesãos.

Na unidade de Bezerros, a programação conta com uma roda de conversa com o Mestre e Patrimônio vivo do Estado, J. Borges, na quinta-feira (14). Com mais de 50 anos de trajetória, Borges produziu mais de 314 folhetos de cordel e um inumeras xilogravuras. O artista tem obras em diversos museus, como o Louvre, na França; o de Arte Popular do Novo México em Santa Fé, EUA; no Museu de Arte Moderna em Nova York, EUA; e na biblioteca do Congresso norte-americano, em Washington, EUA.

O artista estará presente no evento e irá falar sobre o processo de confecção da xilogravura, para visitantes e escolas da região.

Confira a Programação

CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO | UNIDADE RECIFE

Terça-feira (13)

10h - Visita guiada com demonstração do processo de confecção artesanal das peças e as particularidades do artesanato em cerâmica com o artesão Uruda, do Cabo de Santo Agostinho.

Quinta-feira (15)

10h - Roda de conversa e demonstração do processo de confecção do artesanato com reciclagem, com a artesã Bete Cyrne (artesanato com reciclagem).

15h - Palestra História da Renda Renascença em Pernambuco pela Mestra Odete Maciel.

CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO | UNIDADE BEZERROS

Quarta-feira (14)

10h - Roda de conversa e demonstração do processo de confecção do artesanato em xilogravura com o Mestre e Patrimônio Vivo de Pernambuco J. Borges.

14h - Visita guiada ao Museu do Centro de Artesanato de Bezerros

CENTRO CULTURAL MERCADO EUFRÁSIO BARBOSA | OLINDA

Sexta-feira (16)

10h - Visita guiada pelas Exposições do Mercado Eufrásio Barbosa

COMENTÁRIOS dos leitores