Harry faz 1ª aparição pública após crise na família real

Príncipe participou do sorteio da Copa do Mundo de Rugby de 2021

qui, 16/01/2020 - 11:48
ADRIAN DENNIS/AFP ADRIAN DENNIS/AFP

O príncipe Harry fez nesta quinta-feira (16) sua primeira aparição pública desde que ele e sua esposa, Meghan Markle, anunciaram que deixarão seus papéis na família real em busca de um futuro mais independente.

O primeiro compromisso do duque de Sussex desde que a crise na monarquia britânica veio à tona foi no Palácio de Buckingham, no sorteio da Copa do Mundo de Rugby de 2021, que será disputada na Inglaterra.

Durante o evento, Harry estava sorridente e conheceu alguns jovens atletas da modalidade. O marido de Meghan também se mostrou atencioso com outros convidados.

O duque e a duquesa de Sussex anunciaram que querem deixar seus papéis de "membros seniores" da monarquia para ter maior "autonomia financeira" em suas atividades públicas e de caridade. Isso pegou todos de surpresa e iniciou uma grande crise na família real.

O casal pretende dividir seu tempo entre o Reino Unido e o Canadá, mas ainda não está claro como Harry e Meghan se tornarão financeiramente independentes. Segundo o Palácio de Buckingham, ambos passarão por um período de "transição" e a rainha Elizabeth II concordou com a decisão.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse em entrevista ao "Global News" que ainda não sabe quem arcará com os custos com a segurança do casal real no país. Segundo uma pesquisa da empresa Angus Reid, mostrou que 73% da população canadense não quer que o governo se responsabilize pelos custos da moradia de Harry e Meghan.

O neto de Elizabeth II é o sexto na linha de sucessão ao trono, atrás de sue pai, o príncipe Charles, seu irmão, William, e dos sobrinhos, George, Charlotte e Louis. O filho da princesa Diana e Meghan estão casados desde maio de 2018 e têm um filho, Archie Harrison, que nasceu em maio de 2019.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores