Dia dos professores: mestres inesquecíveis da ficção

LeiaJá relembra os educadores que movimentaram o universo do entretenimento

por Paulo Uchôa qui, 15/10/2020 - 12:15

Toda pessoa que se preze guarda dentro de si alguns ensinamentos obtidos em sala de aula. Seja durante a infância ou na fase adulta, o aluno carrega na sua bagagem educacional a admiração por aquele professor que sempre fez de tudo para que os estudos ocupassem o primeiro lugar, em qualquer circunstância. Na TV e no cinema, a dedicação dos docentes se mistura com a realidade.

Estrelando grandes produções, os atores que interpretam educadores acabam conquistando o público pelo fato de resgatarem uma certa nostalgia escolar. Para celebrar o Dia dos Professores, nesta quinta-feira (15), o LeiaJá relembra cinco mestres do ensino que movimentaram a história da ficção.

Professor Raimundo

Na Globo, a Escolinha do Professor Raimundo continua encantando os telespectadores. Antes interpretado por Chico Anysio, e hoje defendido por Bruno Mazzeo, o personagem Raimundo Nonato leva os telespectadores às gargalhadas quando aparece educando os seus alunos com humor. Mesmo com o salário baixo, professor Raimundo não desiste de explorar o ensino.

Professora Helena

Quem assistia ao SBT na década de 1990, mais precisamente o público infantil, fazia de tudo para não perder a novela Carrossel. A trama mexicana abordava o amor que a professora Helena tinha pela educação. Lidando com os dramas e as aventuras de cada aluno, a personagem interpretada pela atriz Gabriela Rivero prendia a atenção da criançada com sua doçura em sala de aula.

Professor Girafales

Assim como Carrossel, o seriado Chaves fez um tremendo sucesso no Brasil. Entre os destaques da produção do México, idealizada por Roberto Gómez Bolaños, professor Girafales era uma peça fundamental para a história. Dedicado, Girafales não desistia dos seus alunos, mesmo que a sua paciência fosse testada sem dó e piedade.

Senhorita Honey

O filme Matilda, de 1996, continua até hoje no imaginário das pessoas. A pequena Matilda não tinha o carinho dos pais, mas encontrou na senhorita Honey um lugar de aconchego. Estudando na escola da diretora Trunchbull, a personagem surpreendia a professora pela sua inteligência e poderes mágicos. A senhorita Honey lutava por um ensino melhor, mesmo deixando a malvada Trunchbull irritada.

Minerva Mcgonagall

É impossível relembrar os filmes Harry Potter e não comentar a intensidade de Minerva Mcgonagall. A professora de transfiguração era bem rígida, mas mesmo assim ajudava Harry em atividades que não eram muito de acordo com as regras de Hogwarts.

Fotos: TV Globo/Televisa/SBT/Divulgação

COMENTÁRIOS dos leitores