Magrão brilha e Sport elimina o Joinville nos pênaltis

Leão saiu na frente com gol de Leandro Pereira, mas tomou a virada no tempo normal. Nas cobranças, Magrão pegou dois e Matheus Ferraz marcou gol da classificação na Copa do Brasil

por Renato Torres qui, 20/04/2017 - 00:01
Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo Magrão tem se destacado nas defesas das cobranças de pênaltis Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo

Valia um milhão de reais. Esse era um dos atrativos da partida de volta entre Joinville x Sport pela Copa do Brasil realizada nesta quarta-feira (19). O Leão venceu a primeira partida por 2x1 e bastava empatar para garantir uma vaga nas oitavas de final do torneio e colocar a premiação no bolso. Sem suas principais peças, poupadas por risco de lesões, dado ao cansaço de enfrentar um clássico contra o Náutico na mesma semana, o time de Ney Franco perdeu no tempo regular, mas teve o brilho de Magrão e um vilão virando heroi nos pênaltis. 

Time que joga para empatar, perde, diz uma das máximas do futebol. O começo de jogo deu essa impressão, quando se via um Joinville agudo, chegando bem pelos lados do campo. Assustando até Magrão em bola nas costas de Samuel Xavier. Melhor para o Leão que Alex Ruan caiu sozinho. Com três volantes, muito dispostos, mas pouco criativos, a esperança de Ney Franco era encontrar um espaço para contra-atacar, de preferência com os pontas.

A melhor oportunidade dos donos da casa veios com Marlyson aos 25. O atacante venceu Durval por cima e da entrada da área, quase livre, não conseguiu vencer o outro veterano da Ilha. Magrão, com as ponta da luva direita, colocou para escanteio. E o atacante tricolor só não complicou ainda mais para os visitantes, no minuto seguinte, porque quando foi derrubado por Mena, a arbitragem entendeu que não houve pênalti.

Se o tempo era aliado, o Sport contava mais do que nunca com essa ajuda. Na primeira etapa inteira, os rubro-negros sequer tiveram uma boa chance de gol. Enquanto isso, o Joinville tentava chegar, demonstrando muito perigo justamente no último lance do primeiro tempo. Aos 48, Breno chutou de fora da área e Magrão soltou. No rebote, Alex Ruan teve mais uma chance cara a cara com o goleiro mas, ao tentar encobrir, foi parado outra vez. Assim terminou o primeiro tempo, com o JEC mais próximo do gol.

Sport perde, mas Magrão decide nos pênaltis

Menos ímpeto, afinal a marcação rubro-negra esteve mais acertada após a conversa no intervalo, mas o Joinville seguia melhor no jogo. Nada que surpreenda já que a obrigação de vencer era inteira dos catarinenses. Mesmo assim, Ney Franco arriscou tirando um dos volantes para colocar Éverton Felipe. O espaço aberto rendeu escanteios pouco aproveitados pelo adversário. Não demorou para que o técnico desistisse da postura, tirando Juninho e colocando outro volante, Rodrigo.

Curiosamente, o camisa 5 seria o primeiro a assustar em favor do Leão. Em bola levantada na área aos 20, Rodrigo cabeceou bem, mas a bola passou por cima do travessão. Curiosamente, o Sport passou a se encontrar em campo, passando a aproveitar melhor os erros de saída do JEC, que não conseguia emplacar os contra-ataques. Foi assim que o time rubro-negro chegou ao gol da classificação. Leandro Pereira recebeu no contra-ataque, aos 27, pela esquerda e invadiu sozinho para bater por baixo do arqueiro, 1x0.

Não deu nem para curtir o bom momento. Foram apenas cinco minutos para que o placar voltasse ao empate. Bruno Rodrigues recebeu de Aldair, levou em velocidade e passou fácil por Matheus Ferraz antes de bater no canto de Magrão; 1x1. O placar voltou ao mesmo estado do primeiro tempo, um empate mais interessante ao Leão. E durou até os 44 em bola rasteira cruzada por Caíque que Matheus Ferraz não alcançou, porém Marlyson sim, colocando a disputa para os pênaltis; 2x1.

Nas cobranças, Magrão defendeu duas cobranças do Joinville e apenas Leandro Pereira desperdiçou sua chance. Com isso, o Sport avança às oitavas de final para enfrentar alguma das equipes que está na Libertadores. O sorteio dos confrontos será nessa quinta-feira (20), às 12h.

FICHA DE JOGO

Copa do Brasil - 4ª rodada - Jogo de volta (Ida: Sport 2x1 Joinville)

Local: Arena Joinville

Joinville: Matheus; Caíque, Danrlei, Max e Fernandinho; Roberto (Aldair), Tinga e Lúcio Flávio (Bruno Rodrigues); Breno, Marlyson e Alex Ruan (Fabinho Alves). Técnico: Fabinho Santos. 

Sport: Magrão; Samuel Xavier, Durval, Oswaldo Henriquez (Matheus Ferraz) e Mena; Fabrício, Thallyson (Éverton Felipe) e Ronaldo; Reinaldo Lenis, Leandro Pereira e Juninho (Rodrigo). Técnico: Ney Franco.

Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva - PA

Assistentes: Helcio Ararujo Neves - PA / José Ricardo Guimarães Coimbra - PA

Gols: Leandro Pereira (SPT) / Bruno Rodrigues e Marlyson (JEC)

Cartões amarelos: Oswaldo Henriquez, Ronaldo, Leandro Pereira, Durval e Magrão (SPT) / Roberto (JEC)

COMENTÁRIOS dos leitores