Pernambuco é o 2º estado mais sedentário do Brasil

Segundo a pesquisa do IBGE, apenas Alagoas tem menos adeptos das atividades físicas. Distrito Federal tem a população mais ativa

por Renato Torres qui, 18/05/2017 - 18:11
Pixabay . Pixabay

Quando se fala em saúde, logo vem ao conhecimento popular os hábitos certos para que a pessoa cuide de seu corpo. Alimentação e saudável e a prática de exercícios físicos são dois pontos fundamentais para o envelhecimento mais saudável e o bem estar em geral. Entretanto, para mais da metade dos brasileiros, o segundo ítem é algo que não está sendo respeitado. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que mais de 123 milhões de brasileiros não se movimentam. Em Pernambuco, a situação é crítica, visto que o estado é o segundo do Brasil quando o assunto é sedentarismo.

De acordo com o IBGE, apenas 31,3% dos pernambucanos acima dos 15 anos praticam algum esporte ou atividade física. Apenas Alagoas, com 29,4%, tem uma população ativa inferior em todo o Brasil. O índice está, inclusive, abaixo do percentual da região, que é a mais sedentária do país. Em todo o Nordeste, apenas 36,3% das pessoas inserem em seu cotidiano uma atividade ou esporte. Confira o ranking por estado:

Das pessoas que não praticaram esportes no período da pesquisa, 38,2% alegaram falta de tempo e 35% disseram não gostar ou não querer. A falta de tempo foi mais declarada pela população adulta. A razão para praticar esporte, declarado por 11,2 milhões de pessoas foi relaxar ou se divertir, seguido de melhorar a qualidade de vida ou o bem estar.

LeiaJá também

---> Cerca de 123 milhões não praticam atividades físicas no Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores