FIA proíbe pilotos de fazerem manifestações politicas

Regras serão válidas na F-1 a partir de janeiro de 2023

por Luan Amaral ter, 20/12/2022 - 17:26
Reprodução/Twitter Manifestações como essa de Vettel precisarão ser previamente aprovadas Reprodução/Twitter

A versão do código esportivo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para 2023 'cercou' os pilotos da Fórmula 1 que usam os grandes prêmios para seus posicionamentos políticos. A partir de agora, qualquer manifestação deste tipo precisa de uma autorização prévia.

A cláusula imposta pela FIA que vai causar a proibição se refere "a realização e exibição geral de declarações ou comentários políticos, religiosos e pessoais, notadamente em violação do princípio geral de neutralidade promovido pela FIA sob seus estatutos". Todo piloto que descumprir a medida pode ser punido.

Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, que se aposentou, eram os que talvez mais usassem a voz para trazer à tona pautas sociais, como por exemplo o próprio Lewis já fez ao subir no pódio pedindo a prisão de policiais que teriam matado uma menina americana.

Durante os protestos do Black Lives Matters ele também usou camisas com o rosto do símbolo do movimento, George Floyd, morto por um policial que se ajoelhou sobre seu pescoço. Vettel costuma usar camisas do movimento LGBTQIA+ entre outras questões sociais.

COMENTÁRIOS dos leitores