PE recebe doações de equipamentos e suprimentos médicos

Essa é a segunda remessa de doações realizadas pelo Project Cure. Outros cinco contêineres com equipamentos e suprimentos médicos do projeto filantrópico dos EUA devem chegar a Pernambuco ainda este ano

sex, 20/07/2018 - 19:26
Divulgação Ao todo, os contêineres somam um montante de R$ 2 milhões em equipamentos médicos, como seringas, máscaras e cateteres Divulgação

Pernambuco recebeu o segundo contêiner com equipamentos e suprimentos médicos enviados pelo Project Cure na tarde desta sexta (20). Toda a doação será destinada para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os suprimentos serão levados para o Hospital do Câncer, Hospital da Restauração, Hospital Dom Hélder e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). 

Ao todo, os contêineres somam um montante de R$ 2 milhões em equipamentos médicos, como seringas, máscaras e cateteres. De acordo com o idealizador da parceria, o empreendedor Marcos Roberto Dubeux, as demandas dos hospitais foram ouvidas para que as prioridades fossem definidas. "Os dois primeiros contêineres vieram com suprimentos: máscaras, seringas, como um teste inicial. A ideia é que até o fim do ano, Pernambuco receba mais cinco cargas com equipamentos, macas e camas", afirmou. 

As negociações começaram em 2017 com uma reunião com o governador Paulo Câmara. Participaram do encontro Cynthia Garbutt, da Universidade de Northwestern, e Douglas Jackson, CEO do Project Cure. Também estiveram presentes o secretário de saúde do Estado, José Iran Costa Junior; o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, e o secretário de saúde do município, José Carlos de Lima; além do urologista Guilherme Maia, médico voluntário que irá atuar juntamente ao IMIP. "Recebemos uma série de materiais desde cirúrgicos até materiais degermantes. Assim, podemos realocar recursos e dar uma cobertura melhor aos pacientes com essas doações", disse o diretor de Saúde do Imip, Marcus Aurélio de Andrade.

O maior objetivo da divulgação do projeto é inspirar parceiros para viabilizar as próximas doações. "Cada contêiner, para chegar até aqui, estima-se um custo de transporte e despesas associadas de 5 a 10% do valor total de sua carga. Nós esperamos que a iniciativa possa inspirar outros voluntários a emprestar seus talentos para dar continuidade ao programa", afirmou Dubeux. Para saber como ajudar o projeto, o interessado pode mandar um e-mail para contato@institutoikone.com.br

SOBRE O PROJECT CURE

O projeto identifica, solicita, coleta, classifica e distribui suprimentos e serviços médicos de acordo com as necessidades imperativas do mundo. O projeto destina equipamentos para hospitais, clínicas e centros de saúde comunitários de países em desenvolvimento. Em 30 anos de atuação, já foram atendidos pacientes – adultos e crianças – em 130 países. Tem como presidente e CEO, desde 1997, o Dr Douglas Jackson, filho do fundador, James Jackson. A cada semana, entrega cerca de três cargas de suprimentos e equipamentos médicos de alta qualidade para comunidades com recursos limitados em todo o mundo.

O Project Cure (Comissão sobre Alívio Urgente e Equipamentos) foi fundado em 1987, por James Jackson, que, na época, trabalhava como consultor econômico internacional. A iniciativa surgiu quando, durante visita a uma pequena clínica próxima ao Rio de Janeiro, ele percebeu que muitos pacientes não eram atendidos pela falta de suprimentos médicos básicos. Na volta para casa, em Evergreen, no Colorado, ele reuniu, com a ajuda de amigos da indústria médica, 250 mil dólares em suprimentos médicos e enviou para o Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores