Recife se prepara para a 17ª Parada da Diversidade

Nos 12 trios elétricos, estão confirmadas atrações como Musa, Michelle Melo, MC Troinha, Nega do Babado, Wanessa Camargo, Romero Ferro, a DJ Lala K, entre outros

por Jameson Ramos sex, 14/09/2018 - 10:14
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Participantes da parada terão orientações sobre direitos humanos e auxílio no atendimento às vítimas de discriminação e violência homofóbica Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Neste próximo domingo (16), acontecerá a 17ª Parada da Diversidade de Pernambuco, na Avenida Boa Viagem, zona sul do Recife. A ação é promovida pelo Fórum LGBT de Pernambuco. Campanhas de enfrentamento à violência contra a população LGBTQI+ e de cuidado com a saúde, entre outros serviços de atendimento a esse público estarão sendo oferecidos no desfile pela Prefeitura do Recife.

Profissionais da Gerência de Livre Orientação Sexual do Recife (Glos), incluindo advogado e psicólogo do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife, darão orientações sobre direitos humanos e auxiliarão no atendimento às vítimas de discriminação e violência homofóbica. Pessoas surdas contarão com um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A Secretaria de Saúde da capital pernambucana confirmou que distribuirá três mil preservativos e dois mil sachês de gel lubrificante durante o evento. O público da diversidade terá a sua disposição equipes de agentes redutores de danos, que farão abordagens educativas sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Neste ano eleitoral, a 17ª Parada da Diversidade tem como tema “Qual a sua plataforma? Defenda a democracia e os direitos LGBTs”, visando chamar atenção para a identificação de candidatos comprometidos com a democracia e os direitos LGBTs. Nos 12 trios elétricos, estão confirmadas atrações como Musa, Michelle Melo, MC Troinha, Nega do Babado, Wanessa Camargo, Romero Ferro, a DJ Lala K, entre outros. O trio da Prefeitura do Recife terá Alan Ka e banda como atração.

Esquemas especiais

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) elaborou esquema especial de trânsito das 7h às 20h, com o apoio de 120 agentes e orientadores de trânsito. Será interditado o trecho da Avenida Boa Viagem entre a Avenida Armindo Moura e a Rua Padre Bernardino Pessoa.

Além disso, outras 20 ruas que interligam a Rua dos Navegantes à Avenida Boa Viagem também terão interdições durante o período. Os bloqueios serão desfeitos conforme a passagem do desfile e, no final, ficarão restritos apenas no trecho entre as ruas Barão de Souza Leão (Pracinha de Boa Viagem) e Padre Bernardino Pessoa.

Guarda Municipal do Recife (GMR) estará com efetivo de 40 homens e mulheres distribuídos ao longo do percurso da Parada da Diversidade, além de quatro viaturas do Grupo Tático Operacional (GTO) para manutenção da ordem pública.

Limpeza

Segundo assessoria da Prefeitura do Recife, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) mobilizará uma equipe de 211 garis para cuidar da limpeza do evento. Haverá varrição, limpeza da faixa de areia, lavagem das vias e remoção de todo lixo produzido e disposto de forma inadequada durante a parada.

Trinta contenedores serão instalados no Parque Dona Lindu e quatro caminhões compactadores serão disponibilizados para o serviço de remoção. A partir das 17h, um caminhão-pipa iniciará a lavagem das vias. Neste ano, a Emlurb estima que serão recolhidas cerca de 50 toneladas de resíduos após o evento.

COMENTÁRIOS dos leitores