China suspende quase 10 mil contas em redes sociais

Perfis foram censurados devido às denúncias de que os usuários compartilhavam informações que não se adequavam as leis chinesas

por Nataly Simões ter, 13/11/2018 - 17:09

O departamento encarregado da censura na internet da China, a Administração do Ciberespaço (CAC), suspendeu mais de 9.800 contas em redes sociais por considerar que seus proprietários publicavam informações que não se enquadravam nas normas do país.

O órgão acusou populares e redes sociais como WeChat e Sina Weibo – semelhantes ao WhatsApp e Twitter – de falta de responsabilidade, gestão negligente e tolerância diante da proliferação selvagem desses tipos de contas.

De acordo com o departamento, os usuários propagavam informação política danosa, caluniavam heróis e alteravam maliciosamente a história do Partido Comunista e do país, além de disseminarem informações falsas.

A CAC afirmou ainda que parte dessas contas publicavam conteúdo pornográfico, extorquiam outros usuários ou infringiam os direitos de propriedade intelectual, entre outros.

Por fim, o órgão pediu que toda a sociedade participe da “limpeza e do desenvolvimento ordenado da mídia” e agradeceu a colaboração dos que denunciaram as contas para manter a” ordem da comunicação em rede” e garantir um ciberespaço limpo, positivo, saudável e ordenado.

A China é o país com mais internautas do mundo, aproximadamente 700 milhões, apesar de controlar excessivamente os conteúdos, um exemplo disso é o fato de sites populares como Google, Facebook, Twitter e YouTube serem bloqueados pelo governo há anos.

COMENTÁRIOS dos leitores