Homeopatia: A cura em doses mínimas de natureza

O LeiaJá conversou com especialistas para revelar o processo de fabricação, os benefícios e desmistificar as peculiaridades dessa ramificação da medicina natural. Confira a matéria e compreenda a natureza da homeopatia

por Victor Gouveia qua, 20/02/2019 - 09:30
Júlio Gomes/LeiaJáImagens É possível encontrar medicamentos homeopáticos para tratamentos como depressão, tabagismo, reumatismo, diabetes e etc Júlio Gomes/LeiaJáImagens

De encontro às práticas da medicina convencional, o tratamento homeopático propõe a cura integrada entre a natureza e os múltiplos aspectos do ser humano, pouco percebidos no dia a dia nas metrópoles. Através de substâncias (animal, vegetal ou mineral) diluídas em doses mínimas, a medicação homeopática promete reduzir os danos causados com o uso contínuo de remédios alopatas, carregados de efeitos colaterais e muitas vezes prescritos sem uma consulta detalhada. O LeiaJá conversou com especialistas para revelar o processo de fabricação, os benefícios e desmistificar as peculiaridades dessa ramificação da medicina natural.

No lugar das altas doses de agentes sintéticos, a homeopatia é ministrada com doses extremamente pequenas, conhecidas e experimentadas em humanos. Muitos médicos homeopatas afirmam que “tratam pessoas e não doenças", pelo protagonismo e individualidade dado a cada paciente. Através de consultas holísticas, os profissionais propõem o tratamento Unicista, ou seja, cada paciente é único e carrega uma herança genética singular, assim como experiências emocionais e um cotidiano exclusivo.

Em 1799, o médico alemão Samuel Hahnemann [foto] fundou a homeopatia ao desafiar os métodos tradicionais de cura da época, afirmando que os procedimentos feitos por seus colegas de profissão eram "grotescos". Desapontado, abandonou a medicina convencional e desenvolveu um método com substâncias que provocassem uma enfermidade similar e despertasse a imunidade, evitando intoxicações. "Através do que a doença é produzida, podemos curar o corpo", afirmava. A princípio, Hahnemann começou com grandes doses; devido ao insucesso, só percebeu os efeitos positivos ao diluir as substâncias através da dinamização (fortes agitações), e ministrá-las em pequenas porcentagens. Seu primeiro feito com homeopáticos foi o controle de uma epidemia de escarlatina, utilizando como matéria-prima a planta Beladona.

No Brasil, a homeopatia tornou-se uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1980 e regulamentada em 2006 através da "Política Nacional de Práticas Integrativas e Medicinais Complementares para o Sistema Único de Saúde (SUS)". O processo de produção e distribuição dos fármacos e insumos é coordenada pela Farmacopeia Homeopática Brasileira (FHB), comandada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que orienta e regula a indústria. Com o aval da legislação e, o acesso à população, Dona Giva, proprietária de uma tradicional farmácia de produtos naturais, no Recife, revelou que “a demanda cresceu devido ao aumento da informação passada na televisão, principalmente nos jornais e programas de saúde”.

 

Semelhante cura semelhante

Derivada das palavras gregas 'homoios' (semelhante) e 'pathos' (sofrimento), a homeopatia se apoia no lema "similia similibus curentur", ou “semelhante cura semelhante”, para otimizar o poder da autocura, aliando alimentação saudável a fármacos livres de toxidade. Foi o que garantiu o balconista Fabiano Carneiro, que atende há 25 anos em uma farmácia de produtos homeopáticos. Atrás do balcão, aromatizado pelo frescor da Lavanda Ingleza, ele contou que "geralmente as pessoas recorrem por não haver contraindicações, reações adversas e não causar dependência. Os alopáticos são uma faca de dois gumes, se você realmente ler a bula, desiste de tomar". Para os céticos, é importante entender que a medicina tradicional segue a essência da semelhança vista na homeopatia, sobretudo, na radioterapia que trata certos tipos de câncer, ou no processo de vacinação, por exemplo.

Após visitar dois profissionais alopatas que receitaram “remédios fortes” para tratar os incômodos de uma otite, o servidor público Bruno Souza buscou uma médica homeopata e ficou surpreso com a consulta que, segundo ele, municiou todo seu histórico de saúde. “Ela prescreveu um tratamento com uso de medicamentos e práticas que me permitiram ficar livre do problema em algumas semanas, sem a necessidade de tomar remédios tão pesados”, relatou.

Com a intenção de curar a dor que sentia nos ossos, há oito meses a dona de casa Sandra Maria iniciou o tratamento, percebeu os benefícios e fez sua família aderir à medicação homeopática. “Tô vendo um resultado muito bom. É maravilhoso, principalmente pra minha mãe, de 84 anos. A diabete dela era altíssima e o nível de glicose já baixou bastante, assim como do meu marido”, contou.

Conheça a Farmácia Verde

Em um ambiente harmonioso e convidativo, o médico integrativo Celerino Carriconde mostra sua "farmácia verde" e conversa com seus “convidados” (já é contra o termo “paciente”) para saber sobre todas as particularidades que os envolve. O presidente do Centro Nordestino de Medicina Popular acredita na “cura quântica”, e para isso é preciso compreender o ser humano longe de um atendimento mecanizado, “a terapia é uma questão de ‘amorização’ e harmonização, é isso que levanta a imunidade. O perdão alimenta mais o espírito que o ódio”, declarou.

O médico conheceu o tratamento natural no exílio, observando os métodos realizados pelos índios panamenhos. Longe do Brasil, fez amizade e tratou de personalidades como Geraldo Vandré, Glauber Rocha e Dom Hélder Câmara, tratado carinhosamente como “profeta do amor”. Ele explicou que o religioso o incumbiu da missão de retornar para “cuidar das enfermidades do seu povo”. Assim como Dom Hélder, Celerino carrega uma aura empática e explicou que “nosso corpo deve estar harmonizado com a natureza. A vida é alcalina, ou seja, o corpo que está ácido produz células cancerosas”. Carriconde também expôs que conseguiu a cura de um câncer de próstata só com exercícios e alimentação regrada, longe de carboidratos e proteínas. Ele explicou que o tumor é formado por excesso de proteínas tóxicas, e sem ingerir tais substâncias, seu corpo ‘autofagiou’ o tumor, curando-o.

Ao conhecer os métodos homeopáticos, a importância do autodescobrimento pessoal torna-se perceptível. A intenção dessa especialidade é unir a natureza ao homem para minimizar os danos causados pelos maus hábitos e estresse acumulado. Em consultas de no mínimo 1h, os médicos homeopáticos sugerem que a saúde é um complemento entre alimentação balanceada, livre de substâncias tóxicas, aliada a o uso de medicamentos naturais e menos agressivos.

Acompanhe as explicações clínicas e metafísicas do Dr. Carriconde

Processo laboratorial e dinamização

Conheça a linha de produção e o processo de dinamização feito em laboratório. A proprietária e farmacêutica de homeopáticos e florais Raquel Sabino Pinho, explicou que “os alopáticos geralmente são medicamentos sintéticos”, por isso, ela indica sempre o tratamento menos invasivo. Confira o vídeo em que a auxiliar de laboratório Jaciara Barros mostra o preparo de um medicamento homeopático.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores