Servidores do Consórcio Grande Recife prometem greve

Se governo não oferecer uma proposta considerada positiva, categoria promete cruzar os braços na sexta-feira (1º)

qua, 27/02/2019 - 12:11
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo A categoria conta com profissionais responsáveis pela fiscalização e planejamento do transporte público de ônibus Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Servidores do Grande Recife Consórcio de Transporte ameaçam entrar em greve na próxima sexta-feira (1º). A categoria protesta contra os salários congelados há dois anos. Eles aguardam algum aceno positivo do governo até a quinta-feira (28) para que a paralisação não ocorra.

Manifestantes discursaram na manhã desta quarta-feira (27) na Ponte Duarte Coelho, aproveitando que muitos curiosos passam no local para ver a montagem do Galo Gigante. “Encaminhamos proposta desde 2017. Não queremos entrar em greve”, diz Ceci Feitosa, secretária do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco (Sindserpe).

Ainda conforme Ceci, o governo tem defendido que o salário não pode aumentar devido à Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF). “Nossa proposta é de 7% de reposição salarial. Isso dá R$ 115 mil para o governo, o que é muito pouco”, ela complementa. Para evitar a negativa, os servidores apresentaram uma segunda proposta, para que haja aumento no auxílio alimentação e redução do valor do plano de saúde.

A categoria conta com profissionais responsáveis por fiscalização e planejamento do transporte público de ônibus do Grande Recife. “Fazemos fiscalização nas ruas. Se a gente entrar em greve, motoristas vão sair a hora que quiser, vão queimar paradas. Vai ser ruim para a população”, resume a manifestante.

Em nota, o Grande Recife garante que está aberto ao debate. "O Grande Recife Consórcio de Transporte ressalta que está e sempre esteve aberto ao diálogo com os profissionais do Consórcio Metropolitano de Transporte. Através de reuniões com o Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco (Sindserpe), o Grande Recife tem se colocado à disposição no que concerne a elaboração de propostas que contemplem os pleitos da categoria; sempre atento ao atual cenário macroeconômico do país e ao limite de gastos com pessoal".

 

COMENTÁRIOS dos leitores