Criança cirurgiada é encontrada vivendo em lixão
MPPE encaminhou menina para hospital da cidade, no Sertão de Pernambuco
Uma menina de 12 anos que havia passado por uma cirurgia cardíaca recente foi encontrada vivendo em um lixão no município de Floresta, Sertão de Pernambuco, na quinta-feira (18). A jovem foi encaminhada para uma unidade de saúde.
Equipes da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco (FPI-PE) encontraram várias famílias morando dentro da área do lixão. A renda dessas famílias vem da venda de material reciclável.
A criança de 12 anos, segundo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), corria risco em razão do ambiente poluído em que se encontrava, contrariando recomendação médica para o pós-operatório. No hospital da cidade, para onde foi levada, ela será acompanhada por familiares.
O prefeito e secretários de Floresta foram levados até o lixão. "Não é possível admitir a moradia de pessoas no lixão. Temos que providenciar uma solução e tirar essas pessoas de lá o quanto antes, porque eles estão vivendo em uma situação de miséria extrema", destacou a promotora de Justiça Luciana Khoury, coordenadora da FPI na Bahia.
A FPI-PE sugeriu a realização de um levantamento das informações sobre as pessoas que foram encontradas morando dentro do lixão e a adoção de medidas para retirá-las da localidade em caráter emergencial. Em seguida, o poder público deve auxiliá-los a formar cooperativas para que desempenhem sua atividade profissional de forma adequada, com o uso de equipamentos de segurança e inclusão na cadeia da coleta seletiva, que ainda não existe em Floresta. Os gestores públicos que acompanharam a visita se comprometeram a encaminhar nos próximos dias equipes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Conselho Tutelar para avaliar a situação das famílias e, em especial, das crianças.