Campanha 'Agosto Dourado' incentiva a amamentação
Segundo a OMS, o leite materno deve ser a única alimentação do bebê até os seis meses de vida
Para as mamães, a amamentação é um dos momentos mais prazerosos com o bebê. Saber a maneira ideal de amamentar é importante para evitar dificuldades logo nos primeiros dias, por isso, empoderar mães e pais para que a amamentação seja exclusiva nos primeiros meses da criança é um dos objetivos da campanha "Agosto Dourado".
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno tem tudo o que uma criança precisa nos seis primeiros meses de vida, além de oferecer os anticorpos necessários para os bebês. "A campanha alerta sobre a importância da amamentação, para que as pessoas façam uma reflexão sobre esse assunto, que é uma responsabilidade de todos, não só da mãe e do pai", ressalta a enfermeira obstétrica e coordenadora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital São Luiz Itaim, Marcia Regina.
Além de discutir sobre a importância do aleitamento materno, a campanha também dá dicas para mães de primeira viajem que precisam de auxílio como, por exemplo, o melhor local e horário de amamentar. "Nos primeiros meses da criança, o ideal é amamentar em um ambiente o mais tranquilo possível. Depois, a mãe vai se adaptando aos locais em que precisa realizar outras tarefas. A mamãe deve se entregar à amamentação e as pessoas ao seu redor devem se certificar de que ela não seja interrompida", explica Marcia.
Segundo a especialista, todas as mulheres são capazes de produzir leite, por meio do apoio e do estimulo à amamentação. Mesmo se a mulher não conseguir amamentar, há a possibilidade de tentar tirar o leite e dar para o bebê. A orientação é sempre procurar ajuda em um serviço de apoio especializado ou em bancos de leite.