Vacina contra raiva está disponível em 13 postos de SP

Este ano não haverá campanha nos bairros, mas os donos de cães e gatos devem levar seus animais para receber a imunização gratuita

qua, 14/08/2019 - 17:44
Pixabay A vacina contra raiva é obrigatória em cachorros e gatos com mais de três meses Pixabay

Normalmente no mês de agosto acontece a campanha de vacinação em cães e gatos contra a raiva, porém este ano, no estado de São Paulo, a imunização não será realizada nos bairros, pois as vacinas não serão fornecidas pelo Ministério da Saúde.

Mesmo sem a campanha nos bairros, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informou que a imunização está disponível em 13 postos de vacinação em diferentes regiões da capital paulista.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida para o ser humano por meio da mordida, de arranhões e até da lambida de cães e gatos infectados. “A doença não tem cura, apenas prevenção. Por isso é importante a vacinação em massa”, ressalta veterinária Monique Rodrigues.

A vacina é obrigatória anualmente para cachorros e gatos com mais de três meses de idade. Uma outra maneira de proteger os animais domésticos contra a raiva é não deixá-los sair de casa sozinhos, assim é possível evitar o contato com cães e gatos infectados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde 1983 a cidade de São Paulo não registra casos de raiva em animais, graças às campanhas de vacinação.

 

COMENTÁRIOS dos leitores