SP: PF desarticula esquema de exploração de migrantes

De modo ilegal, a organização trazia migrantes da África Oriental com destino aos EUA. Eles falsificavam documentos e controlavam uma rota de imigração

por Victor Gouveia ter, 20/08/2019 - 10:36

Na manhã desta terça-feira (20), a Polícia Federal (PF), em parceria com a agência norte americana de imigração Ice Customs Enforcement, desarticulou um esquema de exploração de migrantes para viagens ilegais aos Estados Unidos. Três mandados de prisão temporária foram cumpridos em São Paulo.

As investigações tiveram início em julho de 2018 e apontaram que o grupo providenciava passaportes e vistos brasileiros falsos em países da África Oriental, de onde partiam os migrantes ilegais com destino à capital paulista. Dentre os migrantes enviados aos EUA, estão dois somalis suspeitos de terrorismo.

Ao chegar no Brasil, eles eram recebidos pelos criminosos, tinham os passaportes retidos e seguiam para um hotel na região central do município. Após a hospedagem, os migrantes viajavam para Rio Branco, no Acre, onde atravessavam a fronteira com o Peru e seguiam por meios terrestres até a fronteira do México.

 As informações apontam que o grupo tinha domínio de toda a rota por meio do contato com integrantes dos países e continentes vizinhos. Um dos criminosos divulgava símbolos e personagens nazistas em suas redes sociais. Os suspeitos responderão por contrabando de migrantes (qualificado pela submissão a condições desumanas e degradantes), organização criminosa, falsificação de documento público e divulgação do nazismo, com penas de três a oito anos de reclusão.

COMENTÁRIOS dos leitores