Sarampo: Pernambuco registra 337 notificações

246 estão em investigação e 5 foram confirmados na Região Metropolitana do Recife e Agreste do Estado

por Jameson Ramos qua, 28/08/2019 - 20:04
Altemar Alcantara/Semcom Altemar Alcantara/Semcom

Uma nova atualização dos casos de sarampo foi divulgada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco. De acordo com o levantamento, até o último a última segunda-feira (26), 337 novos casos de sarampo foram notificados no Estado. Desse total, 86 já foram descartados, 246 estão em investigação e 5 foram confirmados, sendo dois em Recife, um em Taquaritinga do Norte e dois em Caruaru. 

Sobre os casos confirmados, a secretaria ressaltou que as três cidades já realizaram 53 ações de bloqueio vacinal dos contatos, totalizando quase 2 mil doses aplicadas da trípice viral que, além do sarampo, ainda protege contra a caxumba e a rubéola. 

Há pouco tempo ficou instituído no país a vacinação de crianças entre 6 meses e 11 meses. Todos os meninos e meninas dessa faixa etária, que totalizam 68 mil em Pernambuco, de acordo com a Secretaria de Saúde, devem tomar uma dose da vacina. 

O órgão salienta que essa será considerada a “dose zero”, sendo necessário seguir com o esquema básico de vacinação normalmente a partir dos 12 meses, com mais uma dose e um reforço aos 15 meses.

Casos anteriores

De acordo com a secretaria, em 2018, das 213 notificações, 209 foram descartadas e 4 confirmadas, todas relacionadas a um paciente com histórico de viagem para Manaus, área com circulação do vírus na época. Em 2017 foram 45 notificações e em 2016, 39, todas descartadas.

Entenda

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta a importância de finalizar o esquema vacinal para evitar casos da doença. A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema:

-  Crianças entre 6 meses e menores de 1 ano devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses.

- Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral;

- Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;

- Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

LeiaJá também

-> Casos de sarampo quase triplicaram no mundo desde janeiro

COMENTÁRIOS dos leitores