Manto de Nossa Senhora tem apelo amazônico

Um dos símbolos do Círio, peça que veste a imagem peregrina da Virgem tem detalhes da samaumeira, a árvore da vida para os povos da Amazônia, e celebra sínodo do Papa Francisco

sex, 11/10/2019 - 10:19

A Diretoria da Festa de Nazaré apresentou, na noite de quinta-feira (10), o manto que a imagem peregrina de Nossa Senhora usará a partir desta sexta-feira (11) nas procissões do Círio, em Belém. Fiéis lotaram a Basílica Santuário durante a cerimônia.

Já havia devotos na Basílica desde as 16h. A missa foi presidida pelo cônego Vladian Alves da Silva, pároco da Paróquia São Pio X.

No manto de Nossa Senhora de Nazaré de 2019, a figura de “Maria, Mãe da Igreja”, simples e bela, homenageia o Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia, coordenado pelo Papa Francisco, no Vaticano, e os 300 anos de criação da Diocese de Belém, hoje Arquidiocese. A samaumeira, dado o seu significado de árvore da vida para os povos originários da região amazônica, exalta a natureza.

O tema expressa: na flor, a delicadeza de Maria; na árvore, a fortaleza, virtude vivida por Maria aos pés da Cruz. O broche do manto traz a homenagem à Diocese de Belém, com a Igreja Mãe, a Catedral, sobre um barco.

O manto é uma doação voluntária e anônima de um casal devoto de Nossa Senhora de Nazaré. A peça foi desenhada por Celeste Heitmann e confeccionada pela estilista Káthia Novelino.

Por Beatriz Reis

COMENTÁRIOS dos leitores